logo

Bicuda Grande ganha primeira fábrica de engarrafamento de água mineral

21/10/2005 16:27:29 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A comunidade de Bicuda Grande, no distrito de Cachoeiros de Macaé, vai ganhar mais uma oportunidade de empregos. Está em fase final de obras a primeira fábrica de engarrafamento de água mineral do distrito, que recebeu o nome de Água Mineral Bicuda Grande Ltda. A fábrica fica na Estrada Macaé/Cachoeiros, s/nº e vai gerar emprego e renda para a população do distrito.

Segundo o proprietário da empresa, Fernado José Morgado Pereira, inicialmente serão 20 empregos diretos e a mão-de-obra será local. Com a empresa em pleno funcionamento, serão cerca de 80 a 100 empregos, já que será preciso trabalhar em três turnos.

O sítio onde a água mineral está sendo extraída é o Sítio Pé da Serra, que conta com cerca de onze nascentes. Duas nascentes já estão preparadas para a extração da água - a Fonte Fernanda e a Fonte Anna Carolina, nomes das filhas do proprietário. Inicialmente, a água mineral virá da Fonte Fernanda.

A legalização para o funcionamento da Água Mineral Bicuda Grande já foi aprovada pelo Ministério das Minas e Energia e a água foi classificada como sendo água mineral fluoretada fracamente radioativa na fonte. Entre os componentes químicos, a água contém bicarbonato, sódio, cloreto, cálcio, sulfato, potássio, magnésio, fluoreto, estrôncio e bário. O pH a 25º C é de 5,18, o que demonstra a qualidade da água serrana macaense.

Toda a infra-estrutura para funcionar já está pronta, tudo construído com material de primeira qualidade, com um grande galpão para envasamento, laboratório para testagem diária da água, máquinas para lavar os garrafões, almoxarifado, escritório, banheiros, tubulação especial que conduz a água da fonte, que fica a cerca de 1.700m e dois tonéis de aço inoxidável com capacidade para armazenar 50 mil litros cada.

Para que a fábrica comece a funcionar, a prefeitura de Macaé está alargando e melhorando cerca de 10 quilômetros de estrada, que chega ao portão de entrada da fábrica, o que facilitará o acesso dos caminhões que levarão os galões de água para serem comercializados.

Um longo caminho até a realização de um sonho

O proprietário das terras onde estão localizadas as fontes da Água Mineral Bicuda Grande, o empresário Fernando José Morgado Pereira, disse que percorreu um longo caminho até ver o seu sonho se concretizar e hoje ter sua empresa pronta.

Fernando conta conheceu a serra macaense há mais de oito anos. Gostou tanto, já que adora água e mata, que voltou várias vezes, até que, há sete anos, ouvindo indicação de um morador da área, o Amilton do Bar da Cachoeira, resolveu comprar um sítio para seu lazer. O Sítio Pé da Serra estava abandonado e ficava em local de difícil acesso, mas assim mesmo ele não desistiu. Conta que a antiga proprietária tinha um mapa do sítio, com várias nascentes marcadas. Ele foi conhecer as nascentes e vendo a qualidade da água começou a se interessar e pensar na possibilidade de extração da água mineral.

Buscou, então, o caminho para a legalização. Inicialmente procurou o Sebrae que indicou os caminhos. Contratou em geólogo e mandou amostra da água, que foi considerada de excelente qualidade para ser comercializada. Resolveu investir e comprou outras áreas ligadas ao sítio Pé da Serra e contou com o apoio do atual secretário do Interior, vereador George Jardim, que reside no distrito.

A água está distante de qualquer indicação de poluição. A fonte se localiza em local com fatores naturais exuberantes, com matas, montanhas, rios e cachoeiras e próximo aos Picos da Bicuda Grande e Monte Azul. A fábrica vai utilizar alta tecnologia em aço inoxidável e a água será envasada sem contato manual, garantindo a manutenção da qualidade, já que para o funcionamento são grandes as exigências da Anvisa, do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), da Feema (que concede a licença ambiental) e do DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais do Estado).

O proprietário informou que a inauguração acontecerá tão logo sejam concluídas as obras na estrada de acesso.