logo

'Bikes vs. Carros' fortalece conceito de cidade para todos

17/07/2015 10:00:00 - Jornalista: Carlos Fernandes/Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Adoção da bicicleta como um meio de transporte viável é estimulada

A apresentação do documentário “Bikes vs. Carros” gerou uma repercussão positiva entre o público no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, nesta quarta-feira (15). Muitos saíram da sessão com o reforço em seu conceito de que uma cidade planejada é possível. A iniciativa da exibição do filme foi do grupo “+ Ciclovias”, que participou da elaboração do Sistema Cicloviário de Macaé, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Fundação Educacional de Macaé.

- A adoção da bicicleta como um meio de transporte viável é totalmente possível. E para a população traz vários benefícios, como a qualidade de vida e melhora do meio ambiente. É um projeto que o cidadão tem que abraçar sim. Como vimos no documentário, estamos vivendo um caos com relação aos conflitos entre os meios de transporte. E a via é pública, ela tem que ser compartilhada. É algo inovador, que causa impacto, que precisa de reflexões, mas é de muito valor para nós – disse o professor de educação física, Anderson Fernandes.

Diante do que foi apresentado no documentário, o representante do grupo “+ Ciclovias”, Mauro Lamin, lembrou que, assim como cidades retratadas no documentário “Bikes vs. Carros”, Macaé também vive um momento de incentivo a políticas para o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e funcional.

– A convivência complicada na hora de se dividir o espaço nas vias pode ser comprovada através da violência no trânsito, que é tão presente. Prova disso são acidentes recentes registrados em Macaé. Mas Macaé é uma cidade totalmente ciclável, devido a sua geografia. E o Sistema Cicloviário, que foi aprovado, é um planejamento muito importante para todos, pois interliga toda a cidade por meio de ciclovias e ciclofaixas – explica.

Educação – Logo após a apresentação do filme, a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana esteve no local e participou de um debate sobre os projetos e ações que estão em elaboração para o município. A intenção é de que seja realizado o lançamento de uma campanha de orientação, não só para o ciclista, mas também para os condutores e pedestres, o que inclui a distribuição de uma cartilha, além de outras ações.

– Para Macaé, este planejamento é uma grande inovação. E por isso a coordenadoria de Educação no Trânsito tem a proposta de educar a todos os personagens envolvidos para que haja uma harmonia na convivência entre eles no trânsito. Afinal, o trânsito é um compartilhamento das vias públicas – adiantou a coordenadora de Educação no Trânsito, Carla Sancho.

Uma das ações que já estão em andamento é o projeto “Pedala Macaé”, em parceria com a COPPETEC/UFRJ, realizado em escolas da rede municipal de ensino.

Filme - O filme “Bikes vs. Carros”, dirigido pelo sueco Fredrik Gertten, foi lançado no Brasil em junho e já foi apresentado nas principais capitais do país. Nele, são abordados temas ligados não só à disputa por espaço, mas como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades, tendo a bicicleta um importante papel para a mudança deste cenário.

E o Brasil tem uma participação importante no documentário, que registra as transformações pelas quais a cidade de São Paulo tem passado para incentivar o uso das bicicletas. Além da capital paulista, a realidade em outras cidades pelo mundo também é abordada. É o caso de Los Angeles (EUA), que luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá), onde o governo está eliminando algumas das ciclovias existentes e Copenhague (Dinamarca), que é uma referência internacional em mobilidade por bicicleta, mas que também não deixa de ter conflitos por espaço.