logo

Bilhetagem eletrônica: 40% dos passageiros já aderiram ao sistema

29/01/2008 10:18:22 - Jornalista: Simone Noronha

Responsável pela administração do transporte público do município, a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) está implantando o sistema de Bilhetagem Eletrônica do município. De acordo com o presidente da Mactran, Lúcio Aracati, nesta primeira fase de implantação do projeto, 40% dos passageiros já aderiram ao sistema. A implantação da bilhetagem eletrônica tem como principal objetivo dar mais agilidade ao sistema de transporte do município, encurtando o tempo de permanência dos usuários nos terminais e facilitando o embarque nos pontos de ônibus.

Os cartões Macaé Card já estão sendo vendidos nos terminais rodoviários Cehab, Lagomar, Central, Parque dos Tubos, Novo Hospital e na Rodoviária. Na segunda fase de implantação do sistema, chegam os cartões definitivos, em que o usuário poderá inserir créditos e entrar nos ônibus em qualquer ponto da cidade, sem precisar usar os terminais pagando uma só passagem. Em uma terceira fase, a Mactran vai confeccionar cartões personalizados, com o nome do usuário.

Além de softwares, hardwares e programas aplicativos, o sistema inclui ainda o Validador, que faz a leitura dos cartões, o Crédito Eletrônico, valor inserido nos cartões, além do Passe Social, personalizado para os passageiros com direito a gratuidade, e do Cartão do Estudante,que aos poucos vai substituir o passe escolar. O Passe Social e o Cartão do Estudante serão fornecidos pela Mactran.

De acordo com o presidente da Mactran, Lúcio Aracati, a bilhetagem eletrônica já foi implantada com sucesso em 47% das cidades brasileiras, facilitando a vida do passageiro e diminuindo o risco de assaltos em coletivos. Por dia, em Macaé são vendidas cerca de 100 mil passagens urbanas.