logo

Bloco de rua Afoxé-Macaé desfilará no aniversário da cidade

21/07/2005 16:51:48 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O bloco de rua Afoxé-Macaé T’Ogum Laxé – palavras da língua yorubá que significam “Guardião da Minha Casa” – vai desfilar no dia 29 de julho, na Linha Vermelha, homenageando os 192 anos de emancipação político-administrativa de Macaé. Serão 70 componentes vestidos de abadás e turbantes brancos, simbolizando a paz, dançando e cantando ao som de atabaques e agogôs. O ritmo é o Ijexá, compassado e envolvente, levando as pessoas (de qualquer idade) a se soltarem e a criarem seus próprios movimentos, ao dançar.

A professora Sônia Santos à frente da Coordenação de Cultura Afro Brasileira da Fundação Macaé de Cultura (Corafro), convida toda a comunidade macaense, independente da religião a prestigiar o ensaio do bloco, que será na quinta-feira, dia 28, às 19h, no Cine Clube Macaé. “Mesmo sem estarem inseridas nas religiões africanas as pessoas podem fazer parte do bloco, apreciando sua cultura”, avisa.

Segundo ela, o afoxé-Macaé é um bloco de rua cuja diretoria tem forte ligação com a tradição dos orixás. O objetivo do bloco é cantar, dançar e celebrar a vida. Normalmente, eles usam abadás coloridos. Mas no dia do desfile serão brancos.

Visita

O secretário de Promoção Social e Igualdade Racial, Arildo Mendes, da cidade de Arraial do Cabo, visitará Macaé, na próxima quinta-feira (28), às 10h. Ele será recebido pela Corafro. Na ocasião conhecerá o trabalho da Coordenadoria, as lideranças locais e trocará experiências. “Esperamos saber o que está sendo feito em Arraial do Cabo e também vamos levá-lo a conhecer o ensaio do Afoxé-Macaé”, diz Sônia Santos, lembrando que o secretário também conhecerá o projeto Macaé Cidadão, o Fórum do Movimento Negro de Macaé e a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi Luz.