logo

Bolsa Alimentação: cartão será entregue neste sábado para quem não tem conta

01/05/2020 15:06:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte

Foram realizados 17.602 pagamentos nos dias 15 e 20 de abril

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, entrega neste sábado (02 de maio) os cartões, com crédito de R$ 200 por aluno cadastrado, aos beneficiários da Bolsa Alimentação que não possuem conta bancária. Por segurança, os cartões estarão bloqueados. Junto deles estará a instrução de como fazer para desbloqueá-los.

A entrega dos cartões será na escola onde o estudante está matriculado (de acordo com o Anexo VII), das 8h às 12h. Pais que têm mais de um filho na rede municipal de ensino receberão apenas um cartão, com o total do crédito. É recomendável não levar o aluno, usar máscara, respeitar o distanciamento na fila e ter a própria caneta.

Para receber o cartão o responsável deve ter em mãos seu documento original de identidade e CPF. É preciso também anotar a data de nascimento ao lado do próprio nome na lista de assinatura na escola. O Secretário de Ensino Superior, Márcio Magini, gravou um vídeo com orientações sobre entrega, desbloqueio e uso do cartão.

Saque só na rede 24 horas

Após solicitação da Prefeitura de Macaé junto ao banco Itaú, ficou decidido que não haverá cobrança de nenhuma taxa por saque. Mas é preciso estar atento ao seguinte detalhe: o cartão só pode ser usado para tirar o dinheiro na rede 24 horas, sem custo algum para o beneficiário, mas o saque não é feito no caixa do Itaú.

Os dados do recadastro de quem não tem conta bancária estão sendo compilados. Esse grupo de pessoas que precisou efetuar um novo cadastro ainda será informado sobre o pagamento, que está previsto para acontecer a partir da semana que vem.

Lista de quem já recebeu

A prefeitura recebeu do banco a lista de todos os pagamentos já efetuados, ou seja, aqueles que o valor foi corretamente depositado. Foram 17.602 pagamentos nos dias 15 (link da lista do dia 15) e 20 de abril (link da lista do dia 20). O nome aparece para cada filho beneficiado, por isso alguns estão listados mais de uma vez.

Se o beneficiário não constatou o crédito na conta corrente, deve verificar na aba "poupança". Em alguns casos, o depósito pode ser feito lá. Caso o nome esteja na lista e, mesmo assim, o valor não tenha sido creditado, é preciso entrar em contato com o banco, já que foi a própria instituição bancária que confirmou os pagamentos.

Informações em constante atualização

A prefeitura está constantemente atualizando os dados sobre os pagamentos da Bolsa Alimentação. Diversos órgãos públicos municipais não têm medido esforços para dar todas as informações pertinentes ao benefício. O trabalho do banco Itaú também tem sido incessante.

Na semana que vem serão compilados os dados do pagamento feito na quinta-feira (30 de abril). O objetivo é saber se houve alguma devolução de valor. Caso isso tenha ocorrido, haverá um esforço para solucionar o mais rápido possível o problema em relação a esta primeira parcela.

Lista de homônimos por escola.