logo

Bolsa Família comemora dez anos no Brasil e oito em Macaé

16/10/2013 15:06:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Bruno Campos

Em setembro de 2013, programa beneficiou 7.093 famílias na cidade

Dez anos de funcionamento no Brasil e oito anos em Macaé, comemorados no mês de outubro. Trata-se do Programa Bolsa Família (PBF), que em setembro de 2013 beneficiou 7.093 famílias na capital nacional do petróleo – 78% das famílias mais pobres. Em Macaé, o termo de adesão ao programa foi assinado no dia 24 de outubro de 2005.

Na cidade são atualmente 161 pessoas originadas das famílias beneficiadas, devidamente matriculadas nos cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo a coordenadora do PBF - Macaé, Orciléa Baêta Motta, há casos de famílias que procuraram o órgão gestor do programa para se desligarem do Bolsa Família porque melhoraram o padrão de vida e tiveram consciência em dar o lugar a outras famílias em situação de necessidade maior que a delas.

- Em 2013, com apoio da secretaria de Desenvolvimento Social estamos desenvolvendo o PBF em parceria com os Centro de Referência de Assistência Social – explica. Segundo a coordenadora, isso se dá na inclusão de famílias com o perfil Cadastro Único e no acompanhamento às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, no que diz respeito às condicionalidades da educação e da saúde.

A coordenadora diz ainda que em parceria com órgãos públicos municipais será feita uma ação conjunta para atendimento das famílias que tenham filhos com frequência baixa ou em situação de evasão escolar: é o Bolsa Família em Ação. Seu objetivo é o retorno dos alunos às aulas, atendendo assim a um dos objetivos do programa que é o acesso e a permanência de toda criança na escola.

Na esfera da saúde, o PBF – Macaé tem desenvolvido ações conjuntas de mobilização nos bairros mais distantes para acompanhamento das crianças, adolescentes e mulheres, além das atividades já realizadas nos postos de saúde e na Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).

- Em comemoração aos dez anos do Programa Bolsa Família também deve-se registrar a mudança da nossa sede para uma casa com maiores condições de atendimento, na Rua Roberto Silveira, 82 – comemora Orciléa.

O programa desenvolve atividades rotineiras e reuniões sistemáticas com setores envolvidos na gestão do programa. A medida visa buscar melhores estratégias para contato com as famílias beneficiadas, incentivando-as a participarem dos cursos de qualificação profissional e a exercerem acesso a uma educação de qualidade, a ações básicas de saúde e a inserção no mercado de trabalho.