Os beneficiários do Programa Bolsa Família, em Macaé, têm até sexta-feira (13) para fazer o acompanhamento de saúde. De acordo com orientação da Secretaria de Saúde, os interessados devem procurar um posto da Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua residência. O atendimento é das 8h às 16h.
Atualmente, 6.366 famílias são monitoradas pela Secretaria de Saúde que faz o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do beneficiário. Nas crianças até sete anos de idade é feita a medição, pesagem e verificação do cartão de vacinas. Já as mulheres grávidas devem comparecer as consultas de pré-natal, participar de atividades educativas sobre aleitamento materno, alimentação saudável e preparo para o parto. O comparecimento aos postos de saúde deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada seis meses.
O Bolsa Família tem como objetivo proporcionar melhores condições de vida às famílias da cidade em situação de pobreza, além da inclusão das crianças e jovens nas políticas de educação e saúde, evitando a evasão escolar. A transferência do benefício financeiro visa o acesso aos direitos sociais básicos. Os valores dos benefícios pagos pelo programa variam de acordo com as características de cada família, considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.