logo

Bolsa Universitária é entregue ao 170 estudantes

26/04/2007 17:06:09 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A prefeitura de Macaé, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), entregou oficialmente, nesta quinta-feira (26), no Paço Municipal, 170 Bolsas Universitária/Profissionalizante – Estuda Macaé. O programa, além de ajudar os estudantes de ensino superior e profissionalizante em suas mensalidades, contribuirá para a prefeitura reduzir os custos com transporte escolar, que hoje chega a R$ 12 milhões por ano.

O prefeito Riverton Mussi reforçou a importância que o programa tem para a qualificação da mão-de-obra local.

- Por isso, uma das exigências é que o candidato esteja inscrito em uma instituição de ensino macaense - lembrou Riverton Mussi.

Numa comparação com os gastos da prefeitura com o transporte escolar, o prefeito relatou que o montante é o corresponde ao valor gasto na primeira etapa da Cidade Universitária, onde são construídos dois prédios. “Poderíamos estar entregando agora quatro prédios”, observou.

Com as 320 bolsas concedidas, desde ano passado, quando o programa foi criado, a prefeitura já deixou de alugar quatro ônibus, lembra o presidente do Fumdec, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão. Segundo ele, o beneficio está reduzindo a ida de estudantes para outros municípios.

Um outro ganho do programa, de acordo com Jorjão, é a integração das instituições de ensino em torno do projeto e assim trazer mais cursos para Macaé. Representando a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora e Instituto Nossa Senhora da Glória, o professor José Augusto Abreu fez questão de ressaltar a importância do momento.

- Este é um momento ímpar, onde jovens estão tendo a oportunidade de estudar - avaliou o professor, no mesmo instante em que elogiou a iniciativa do prefeito Riverton.

- Prefeito o senhor está oferecendo cidadania aos jovens macaenses, e nós, enquanto Faculdade Salesiana estamos compromissados socialmente com esta administração - sinalizou Abreu.

O vereador Jorge de Jesus (PRB), que esteve presente ao evento representando a Câmara Municipal, ressaltou que com o projeto o jovem macaense passa a ter um futuro na própria cidade.

- É bom ver que o prefeito está ajudando quem realmente precisa - constatou o vereador, dizendo feliz em participar da cerimônia.

A cerimônia de entrega das Bolsas foi acompanhada também pela primeira dama, Márcia Moraes que, além de reforçar a importância do programa, afirmou que quem sai ganhando é o município, na formação de mão-de-obra local.