logo

Bolsa Universitária: entrevistas com candidatos terminam nesta sexta

22/11/2007 08:33:30 - Jornalista: Equipe Secom

Terminam nesta sexta-feira (23) as entrevistas para validação das informações fornecidas pelos candidatos ao Programa Estuda Macaé - Bolsa Universitária/Profissionalizante, na primeira etapa do processo de cadastramento para recebimento do benefício. No primeiro dia dos trabalhos (21), mais de um terço dos 500 candidatos selecionados na etapa inicial compareceram ao local, onde oito pessoas da Coordenação de Programas e Projetos da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (SEMDSH) conduziam a entrevista. O horário para atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 16h.

O edital nominal de convocação para esta segunda etapa do Programa Bolsa Universitária foi divulgado na semana passada, informando que os candidatos selecionados deveriam comparecer à Fafima para entrevista de validação de informações documentais. Um questionário é entregue ao candidato para diagnóstico acadêmico e perfil sócio-econômico, a fim de consolidar dados para o banco de informações do Programa Bolsa Universitária. Na seqüência, é feita uma entrevista visando buscar informações mais específicas como a importância do benefício, como soube do programa e área de atuação que o candidato pretende seguir.

A coordenadora de Programas e Projetos da SEMDSH, Bárbara Monteiro, informou que a equipe de entrevistadores foi preparada para a abordagem e que tem sido verificado que grande parte dos candidatos é de Macaé. “Percebemos neste primeiro dia de entrevistas que boa parte dos candidatos nasceu no município, revelando uma interessante realidade que é a busca pelo aperfeiçoamento profissional. Tudo indica que os macaenses querem dar uma guinada no mercado de trabalho que hoje importa mão-de-obra para muitas áreas”, declarou Bárbara Monteiro.

O candidato à bolsa, Gildevan Freitas cursa mecânica industrial na Escola José Rodrigues da Silva, faltando seis meses para o término do curso. Segundo ele a mensalidade é de R$ 170, valor pago com o salário na Agência de Emprego. “Já cursei um ano e dois meses e agora faltam somente seis meses para terminar o curso”, disse o candidato, que acredita que será beneficiado com a Bolsa Universitária/Profissionalizante.

Já a candidata Ingrid Dayane Franco Gomes poderá desfrutar do benefício por mais tempo. Cursando há apenas três períodos Fisioterapia na Universidade Estácio de Sá, ela se candidatou pela segunda vez à bolsa e está confiante que agora terá o benefício de um salário mínimo (valor da bolsa) para abater na mensalidade de R$ 752,11. “Tentei a bolsa no início do ano, mas tive pendências documentais que impediram meu acesso ao programa. Agora me candidatei novamente e já estou na segunda etapa”, disse ela que soube do programa através de uma colega de sala que já desfruta do benefício.

A mensalidade de dezembro está garantida aos candidatos selecionados nesta segunda etapa. No dia 4 de dezembro será feita a assinatura da Ata Oficial do Programa Estuda Macaé 2008. O local e o horário serão posteriormente informados. Na próxima quinta-feira (29) será divulgado no edital com nomes dos candidatos que serão agraciados com a bolsa.

Recadastramento

A coordenadora de Programas e Projetos, Bárbara Monteiro, informou que em dezembro acontecerá o recadastramento dos beneficiados ao Programa Estuda Macaé – Bolsa Universitária/Profissionalizante. A intenção é verificar a atual situação dos 319 bolsistas que hoje desfrutam do benefício, para verificar se estão empregados, o que altera o perfil sócio-econômico, ou se ainda cursam.