Macaé está no centro das três principais bacias produtoras de petróleo do país: as do Espírito Santo, Campos e Santos, responsáveis por mais de 90% da produção Nacional. Segundo o atual plano de negócios e gestão da Petrobras, a produção da estatal vai mais que duplicar nos próximos sete anos, aumentando ainda mais a demanda da indústria no município. É nesse cenário que será comemorado no próximo sábado (25) o Dia Nacional da Indústria.
As empresas fornecedoras de produtos para a indústria de petróleo e gás são as que mais crescem no município e também são as com a maior necessidade de mão de obra. A prefeitura busca ser a ponte entre as indústrias e os profissionais que precisam ser direcionados ao mercado de trabalho. A Central do Trabalhador de Macaé (CTM) conta com 1.798 empresas cadastradas, a maioria delas é fornecedora da indústria de petróleo e gás.
As empresas que desejarem ser incluídas no cadastro municipal devem fazer contato telefônico com a Secretaria de Trabalho e Renda. O órgão encaminhará um formulário por e-mail que deverá ser totalmente preenchido e enviado à Secretaria. Há campos nesse formulário específicos para os dados das vagas.
Em benefício das indústrias e também dos trabalhadores, no período de janeiro a abril deste ano, foram encaminhados através da CTM um total de 13.450 trabalhadores às empresas. Em janeiro foram 3.726; em fevereiro, 3.108; em março, 3.244 e em abril, abril, 3.372.
Quanto às efetivas admissões. No período de janeiro a março, foram admitidas 15.158 pessoas no total. Em janeiro foram 4.715 admitidos; em fevereiro, 4.883 e em março, 5.560. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ainda não disponibilizou os dados de abril.
Há outros motivos para se comemorar. Entre os dias 11 e 14 de junho, o município será sede da sétima edição da Brasil Offshore. Serão promovidas durante o evento a conferência internacional, a rodada de negócios, tudo com a presença dos principais representantes da indústria de petróleo e gás do país e do exterior. Os organizadores já confirmam um aumento de 10% do público.
A prefeitura, com coordenação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), também comemorou o Dia Nacional da Indústria junto ao Sistema Firjan, através do SESI e da Comissão Municipal da Firjan, na última terça-feira (21), no SESI Macaé. O evento foi marcado por um coquetel e pelo show de Beto Guedes.
O dia 25 de maio foi escolhido como o Dia Nacional da Indústria em homenagem ao engenheiro, empresário, político e historiador brasileiro, Roberto Cochrane Simonsen, que faleceu nessa data. Simonsen foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Cadastro na CTM
As empresas interessadas em se cadastrar na Central do Trabalhador de Macaé (CTM) precisam fornecer ao órgão municipal os seguintes dados: razão social, nome fantasia, ramo de atividade, CNPJ / CPF, inscrição estadual, endereço completo, endereço base operacional Macaé, referência do endereço, e-mail, telefones e nome e cargo do responsável para contato.
Também é necessário apresentar os dados da vaga: cargo, detalhes da função a ser executada, quantidade de vagas, necessidade de experiência, habilidades especiais do candidato para preencher a vaga, horário de trabalho, escolaridade, salário, benefícios, comissões, local e hora de entrevistas e responsável pelo retorno das vagas. O telefone do setor é (22) 2796-1226.