logo

Botequim do samba homenageia sambistas do município

19/03/2011 17:41:04 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: José Silva

Rainha do Carnaval e Rei Momo de Niterói desfilaram nesta sexta-feira na Cidade do Samba

A Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) montou um espaço na Cidade do Samba que prestigia os sambistas do município. O “Butiquim do Samba” é o camarote da alegria, ponto de encontro dos sambistas e onde eles assistem aos desfiles das escolas de samba, no primeiro Carnaval fora de época de Macaé. O espaço é uma homenagem a esta classe macaense e, onde, quem sabe, já surgem novas ideias para um próximo enredo ou um bom samba.

O botequim também é um local para promover o intercâmbio do samba. Desfilando pela primeira vez em Macaé, o Rei Momo, Jair Ribeiro (48), e a Rainha do Carnaval de Niterói, Taiane Perfeito (20), prestigiaram o espaço nesta sexta-feira (18). Os dois souberam, através de uma entrevista do sambista e intérprete da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, Neguinho da Beija-Flor, que o Carnaval em Macaé aconteceria fora de época. Não perderam tempo. Entraram no site da Liecam e da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br) para saber mais sobre o assunto.

- Fiquei sabendo que o Carnaval ia acontecer depois através do Neguinho da Beija-Flor. Entrei nos sites e solicitei à Liecam para ser convidado a participar dessa grande festa aqui em Macaé. A Neltur - Niterói Empresa de Lazer e Turismo – nos liberou e viemos conhecer o Carnaval daqui que está sendo ótimo -, explicou o Rei Momo, portelense, ritmista de várias escolas de samba e primeiro sargento do Corpo de Bombeiros de Niterói.

Ao lado de Jair, a Rainha do Carnaval de Niterói, musa da Região Oceânica e passista da Escola de Samba Viradouro, era só alegria. Os dois desfilaram na Cidade do Samba em Macaé e arrancaram aplausos do público. “O Carnaval aqui está sendo ótimo e a estrutura é muito boa. Ficamos felizes em poder participar desta festa que a cidade está promovendo”, disse a dançarina e secretária, que mora no bairro do Fonseca.

O Ouvidor Geral de Macaé, diretor da Liecam e presidente do Núcleo de Resistência dos Amigos do Samba Macaense (Nursam), Décio Braga, foi outra personalidade que esteve presente no “Butiquim do Samba”.
- A ideia é ter um espaço para que as pessoas do samba e convidados, possam trocar ideia, conversar e dar entrevistas para a imprensa. O Dica, presidente da Liecam sempre lutou para que esse seja um espaço de fortalecimento do samba macxaense. Aqui, o samba de Macaé se sente dignificado – disse Décio Braga.

O presidente da Liecam, José Carlos Antônio, o Dica, lembrou que botequim tem tudo a ver com samba.

- O botequim é geralmente o ponto de encontro dos sambistas, local de criação de muitos sambas que marcaram época. Por isso, surgiu a ideia, que é do Décio Braga, de termos um espaço de encontro, confraternização e que homenageasse os sambistas de Macaé. O espaço está sendo um sucesso, onde estamos recebendo os sambistas e os amigos que prestigiam o samba, preservando essa cultura no nosso município – informou Dica.

O desfile na Cidade do Samba continua daqui a pouco, neste sábado (19), com o desfile das grandes escolas do Grupo Especial, a partir das 21h50, na Linha Verde. O Carnaval fora de época é promovido pela Prefeitura de Macaé e Liecam.


Fotos Relacionadas