logo

Brasil derrota o México em amistoso no Ginásio Municipal

13/07/2007 09:33:22 - Jornalista: Equipe Secom

Em amistoso preparatório para os Jogos Pan-Americanos realizado na noite desta quinta-feira (12), no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, a seleção brasileira feminina de basquete derrotou o México 71 a 44 (34 a 18 no primeiro tempo). As cestinhas do Desafio Eletrobrás foram as brasileiras Karen e Micaela e a mexicana Érika Gomes, todas com 16 pontos.

– Fomos bem na parte defensiva, mas deixamos de fazer algumas movimentações no ataque. Mas, este amistoso foi válido para a gente pegar ritmo de jogo e confiança. O México estará na nossa chave no Pan e vamos lutar para conquistar a medalha de ouro – disse a ala Janeth, que vai encerrar a carreira após o Pan-Americano do Rio de Janeiro. A competição de basquete acontece de 20 a 24 de julho.

— Confesso que iniciei o jogo um pouco nervosa, porque era a primeira vez que jogava como armadora titular. Felizmente deu tudo certo — frisou a armadora Karen. — Foi o nosso primeiro jogo na temporada. Nós procuramos colocar em prática as jogadas que treinamos e mantivemos um padrão durante os 40 minutos. Vamos aproveitar a reta final para melhorar o entrosamento — explicou a ala Micaela.

Para o técnico do Brasil, Antônio Carlos Barbosa, a equipe pecou muito nas finalizações.

– Mantivemos um padrão na defesa, criamos várias situações de ataque, porém o nosso aproveitamento nos arremessos de quadra foi baixo, inclusive nos lances livres. Precisamos que corrigir isso até a estréia no Pan. Acho que estamos 50% prontos, principalmente na parte tática – analisou o treinador, que deixa o comando da seleção após o Pan.

Quem assumirá a seleção depois dos Jogos Pan-Americanos é o técnico Paulo Bassul, de 39 anos, que assistiu ao amistoso entre Brasil e México nas arquibancadas do Ginásio Municipal.

– É uma providência natural. A troca pode ser saudável – disse Barbosa, de 61 anos, que será supervisor dos times de base da seleção e teve Bassul como seu auxiliar técnico de 1999 a 2004.

No Pan do Rio, o Brasil está no grupo A e terá como adversários na primeira fase a Jamaica (20 de julho, às 22h de Brasília), México (dia 21, às 15h30) e Canadá (dia 22, às 22h). De acordo com o regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os vencedores decidem o título no dia 24 (15h30), enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze (13h15).

FICHA TÉCNICA
BRASIL 71 X 44 MÉXICO
Data/Hora: 12/07/2007 – 19h15
Local: Ginásio Municipal de Macaé
Árbitros: Eduardo Augusto (BRA) e Maurício Serour (BRA)
>> Brasil: Karen (16), Micaela (16), Janeth (9 e 6 rebotes), Êga (6) e Kelly (6). Entraram: Chuca (10), Flávia (0), Graziane (2), Tatiana (2) e Ísis (4). Técnico: Antonio Carlos Barbosa.
>> México: Ramirez (6), Silva (11), Gomes (16), Gutierrez (2) e Machuca (2). Entraram: Melendrez (2), Anda (2), Arriola (3), Carmona (0), Delgado (0) e Ramos (0). Técnico: Gerardo Jiménez.