logo

Brasil Offshore terá a presença de 37 países

24/05/2011 14:26:19 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Feira começa no dia 14 de junho

Faltando menos de um mês para a Brasil Offshore 2011 - VI Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás - as atenções se voltam para Macaé. Com todo apoio da prefeitura e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e SPE (Society of Petroleum Enginee) o evento contará com a participação de 37 países, incluindo o Brasil. Alemanha, China, Dinamarca, Estados Unidos da América e Reino Unido que estarão presentes em Pavilhões Internacionais.

A Brasil Offshore 2011 será realizada entre os dias 14 a 17 de junho no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, no bairro São José do Barreto. O evento tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal e é a terceira maior feira mundial da indústria offshore, consolidada no mercado com mais de 10 anos de existência.

- A expectativa é que 55 mil visitantes compareçam à feira nos quatro dias, gerando 16 mil empregos temporários diretos e indiretos e movimentando a economia do município. Para receber a Brasil Offshore, a prefeitura de Macaé vem realizando inúmeras ações, por meio de diversas secretarias, para que o evento seja realizado da melhor forma possível, disse o prefeito Riverton Mussi.

A secretaria de Manutenção fez as reformas necessárias no interior do Macaé Centro e a parte externa recebeu uma nova pintura e as grades foram recuperadas. O gradil da parte frontal, que estava mais comprometido pela corrosão, está sendo trocado.

- Também estamos atentos para que as questões de trânsito e transporte facilitem o acesso dos visitantes e expositores que forem ao Centro de Convenções - explicou o subsecretário de Governo e diretor da Brasil Offshore em âmbito municipal, Fernando Amorim.

A área total da feira será de 35 mil metros quadrados, sendo 10 mil metros dentro do Centro de Convenções e 25 mil metros nas tendas na parte externa. A edição de 2009 totalizou 31 mil metros quadrados. A montagem da infraestrutura pela Reed termina no dia 6 de junho, quando começa a instalação das empresas que estarão expondo durante a Brasil Offshore. Serão mais de 650 expositores nacionais e internacionais.

A Brasil Offshore terá a presença de 37 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica,Brasil, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França,Holanda, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Korea, Malásia, México, Noruega, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia e Venezuela.

Indústria mundial confirma presença na Brasil Offshore

Todos os setores da cadeia produtiva da indústria de óleo e gás, naval e offshore estarão representados na Brasil Offshore deste ano. Logo na entrada do Pavilhão principal, além do estande da Petrobras, destacam-se os estandes da construtora Mendes Junior, da Apolo Tubulars e da UTC Engenharia. Outras empresas que dividem o espaço são Schlumberger, Converteam, Baker Hughes, Weatherford, FMC, Protubo, Maxen, Lupatech, Odebrecht, V&M do Brasil, Aveva, TenarisConfab, GE Oil & Gas, Fluxo, NHJ Container, Teadit e Estaleiro Mauá.

- Estamos preparando uma estrutura diferenciada para receber investidores nacionais e internacionais, delegações estrangeiras, empreendedores, especialistas do setor, representantes do poder público, fabricantes, fornecedores e importadores de produtos e serviços relacionados ao arranjo produtivo do petróleo e do gás. Pela sua localização e importância neste setor, Macaé é um atrativo para as empresas offshore e onshore, como também para uma série de oportunidades que são geradas em decorrência deste crescimento econômico – comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos.

Conferência

Paralelo a feira, acontece a Conferência Internacional de Petróleo e Gás 2011 que será presidida em conjunto por Fernando Machado da Petrobras e Johan Mikkelsen da Statoil, com o conteúdo elaborado pelo IBP e SPE, focando os principais aspectos relacionados ao desenvolvimento de petróleo na Indústria Offshore, otimização de campos e projetos de pré-sal. A abertura será no dia 14, às 16h e nos dias 15 a 17 de junho, a conferência será realizada das 9h às 17h30.

Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios é promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Sebrae e reúne grandes empresas âncoras com micro e pequenos empresários, possíveis fornecedores para a cadeia produtiva de petróleo e gás. A Rodada de Negócios acontece nos dias 15 e 16 de junho, das 14h às 18h.

Estacionamento

A empresa responsável pelo estacionamento no Centro de Convenções é a Vol do Brasil Serviços. De acordo com a empresa, os veículos de carga e descarga entrarão pelo estacionamento A, em um dos lados do Macaé Centro, com capacidade para até 600 veículos. Na parte da frente do Centro de Convenções e do Parque de Exposições Latiff Mussi, identificados como estacionamento B e C, ficarão os veículos de autoridades e convidados, num total de 450 vagas.

Os visitantes terão acesso ao estacionamento D, dentro da área de 186 mil metros quadrados do Parque de Exposições, onde estão previstas vagas para 2.500 veículos. O estacionamento para os expositores (E) será disponibilizado atrás do Parque de Exposições, onde fica o campo de futebol. A área comporta 600 vagas.

O credenciamento para os veículos de expositores já está disponível pelo e-mail da empresa: atendimento@voldobrasil.com.br. Maiores informações pelo tel.: 22-2772-6222.

Vagas de emprego

Mais de seis mil pessoas já se inscreveram para conquistarem uma vaga nos trabalhos temporários na Brasil Offshore, evento que este ano comemora 10 anos de existência. O cadastro está sendo feito pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e os currículos, para quem deseja participar da feira, principalmente profissionais bilíngues, podem ser entregues na rua Télio Barreto, 28, centro, das 9h às 16h.

Empresas do setor de petróleo e gás em Macaé

Macaé tem hoje mais de 4.500 empresas do setor de petróleo e gás instaladas no município. São mais de 65 mil profissionais com carteira assinada, diretos e indiretos, que trabalham para a Petrobras e empresas prestadores de serviço do setor de petróleo e gás. Esses dados são do Sistema Firjan/Macaé e Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec).

Horário de acesso a Brasil Offshore: das 14h às 21h. A entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.Maiores informações: www.brasiloffshore.com.br.


Fotos Relacionadas