logo

Brincadeiras de antigamente

12/11/2010 15:12:44 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Brinquedos dos séculos XIX e XX formam a exposição que começa na próxima terça-feira, no Solar dos Mellos

Devido ao prazer e à alegria de compartilhar com as pessoas informações históricas, o colecionador de brinquedos antigos, o professor de matemática Alfredo Luiz Pessanha Manhães, de 46 anos de idade, fará uma exposição no Solar dos Mellos. Essa é intitulada "Natal com Brinquedos Antigos" e começa na tarde desta terça-feira (16) e vai até o final de dezembro. A mostra estará aberta à visitação do público das 9h às 17h, nos dias úteis.

Cem brinquedos antigos estarão expostos. Um deles é um soldado do século XIX e os outros são do século passado.

- Iniciei a coleção por iniciativa própria há cinco anos, a partir de brinquedos de minha família. Depois vieram doações de amigos e aquisições em leilões. Foi num leilão na Alemanha que consegui o soldado do século XIX, conta Alfredo.

São bonecos, bonecas, brinquedos de lata, entre outros. Ele comenta ainda que os brinquedos antigos levarão os adultos a lembranças da infância. Durante a exposição as pessoas também poderão doar brinquedos para posterior entrega a crianças de famílias de baixa renda.

Através do site www.meusbrinquedosantigos.blogspot.com, criado por Alfredo, que imagens da coleção, além de vídeos, propagandas e eventos sobre brinquedos antigos, podem ser acessados pelos internautas.

O site tem sido acessado por pessoas de várias partes do país e do mundo, por exemplo, EUA, Canadá e Portugal. Alfredo troca e-mails informativos com colecionadores dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e participa de fóruns sobre brinquedos antigos no Brasil. Ele relata que tem participado de fóruns virtuais internacionais sobre esse tema

O professor de matemática também coleciona centenas de revistas em quadrinhos de 1908 até poucos anos atrás, equipamentos de som modular antigos, dos anos 70 e 80, e diversos discos de vinil, a partir da década de 50. Esses últimos oferecem às pessoas variados gêneros musicais.

- Tenho forte ligação com a preservação da memória da sociedade. Essas coleções me ajudam na manutenção desses trabalhos, conferindo-me prazer pessoal – completa.

Para maiores informações, o Solar dos Mellos, onde funciona a Subsecretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), fica na Rua Conde de Araruama 248, no Centro da cidade. Seus telefones são 2759-5049 e 2763-2396.