A atividade “Brincar é o melhor remédio” proposta pela Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Saúde foi realizada na manhã desta quarta-feira (31), na Estratégia Saúde da Família (ESF), da Nova Esperança. A programação faz parte do “Janeiro Branco”, que tem como finalidade conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional.
A gerente de Saúde Mental, a enfermeira, Lorrane Moreira, explicou que a intenção é realizar a atividade em outras Estratégias no município.
“As crianças brincam, participam de atividades recreativas e, de uma forma lúdica, podemos observar e também abordar sobre saúde mental. Para essa programação, contamos com as equipes da Gerência de Atenção Básica e também do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi)”, explicou.
A coordenadora da ESF da Nova Esperança, a enfermeira Lorrainy Fagundes, acrescentou que a atividade envolveu crianças de 1 a 10 anos de idade, que são atendidas pelos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, clínico geral, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudiólogos.
“É a primeira vez que realizamos essa roda de conversa e a nossa proposta é realizar essa dinâmica frequentemente”, disse.
A terapeuta ocupacional do Capsi, Maria Hubner Stroljo, ressaltou a importância da dinâmica, pois é uma oportunidade que essas crianças têm de participar de atividades sadias, de interação e socialização.
Unidades de Saúde Mental:
Caps I Serra- Itinerante- segunda a sexta- 8h às 17h;
Caps II Porto- Avenida Agenor Caldas, 291, Imbetiba- segunda a sexta-8h às 17h;
Caps III Betinho- Rua Tenente Jacinto Vieira dos Santos, 58, Imbetiba- 24 horas;
Capsi Oficina da Vida, Rua da Igualdade, 71, Centro - segunda a sexta- 8h às 17h;
Núcleo de Saúde Mental- Rua João Soares Pereira, 89, Imbetiba- segunda a sexta- 8h às 17h;
Desinstitucionalização- Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro- terça e quarta- 8h às 17h.