Cadastro de currículo é atração na Brasil Offshore

24/06/2015 17:00:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ana Chaffin

Tecnologia facilita contato com as vagas disponíveis no mercado

Pela primeira vez, a Prefeitura de Macaé leva à Brasil Offshore as novas tecnologias voltadas para a área de recursos humanos. Desde que foi lançado no Portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br), o aplicativo para computadores e celulares, CTM 2.0 (Central do Trabalhador de Macaé 2.0), recebe mais de 290 mil acessos por mês, sendo o item mais solicitado do site. Muitos desses acessos foram feitos na Feira e Conferência, em terminais disponibilizados aos visitantes pela Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab). Além de ser a maneira mais prática e eficaz do cidadão encontrar sua vaga no mercado de trabalho, é uma das ferramentas mais inovadoras de recrutamento para as empresas. O sistema permite que os usuários cadastrem currículo e agendem entrevista de emprego nos dias e horários abertos pelas empresas que cadastraram vagas.

Com essa metodologia, as firmas agilizam o processo de captação de pessoal, porque os pré-requisitos das vagas são descritos de acordo com a necessidade do empregador como escolaridade, gênero, entre outras exigências. As empresas podem também reservar uma sala na Agetrab para as entrevistas de seleção, que ainda podem ser feitas através da própria agência. Já o trabalhador também evita gastos, como de transporte, e emissão e distribuição desnecessária de currículos, ganhando também tempo.

“Pelo sistema, agendei minha vaga para entrevista na empresa. Foi muito fácil. O aplicativo é muito prático”, enfatiza a gestora de Recursos Humanos, Cristina Passos, 37. “Gostei muito do sistema ainda para tirar a Carteira de Trabalho dos meus filhos”, completou a visitante da Brasil Offshore.

O Técnico Naval que atua na Agenda 21, Jardel Coutinho, 30, morador de Itaboraí, também parou no estande da Agência para conhecer o CTM 2.0. “Todas as prefeituras deveriam adotar essa metodologia. Seria ideal especialmente para minha região por causa do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). É interessante porque os jovens têm fácil acesso a celulares e poderão acompanhar as vagas mais requisitadas e se qualificarem para elas”, diz.

Banco de Talentos - O CTM 2.0 tem ainda um “Banco de Talentos” para cadastros de currículos e ainda um catálogo de “Formação Profissional” com todas as informações sobre cursos desse segmento no município. “O aplicativo conseguiu potencializar todos esses serviços na cidade. Estamos apresentando este trabalho e também oferecendo palestras na área de Recursos Humanos para o cidadão e para as empresas”, disse o diretor de Políticas de Emprego e Renda, Raul de Carvalho.