Dirigentes de ensino e a equipe pedagógica da Educação Infantil da rede municipal estão na etapa final da reformulação do Caderno de Orientação Curricular (Coc) específico da Educação Infantil. O documento está sendo alvo de estudos desde o mês de setembro de 2011. Esta é uma proposta da Prefeitura de Macaé, que por meio da Secretaria de Educação está desenvolvendo encontros periódicos para articular o estudo teórico e a reflexão sobre a prática de ensino com as crianças na faixa de zero a cinco anos.
A Secretária de Educação, Marilena Garcia, explica que o Caderno de Orientação Curricular tem como foco as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil: “A Educação conta com um Caderno formulado em 2008. No entanto, através de um processo de construção coletiva, foi apontada, na gestão do então Secretário de Educação, Guto Garcia, a necessidade de reorientação do currículo das escolas para que se ajustem às necessidades de aprendizagem dos alunos”, ressalta.
Para a Subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, a integração dos profissionais e o trabalho da equipe pedagógica são fundamentais para a revisão deste documento: “Partindo de fundamentos legais e dos pressupostos que definem as formas de conceber, compreender e articular as diversas áreas da Educação Infantil, estamos seguindo um trabalho pautado na aprendizagem significativa e integrada, para que haja o desenvolvimento dos projetos pedagógicos”, salienta.
A subsecretária destaca que a reformulação do Coc é fundamental, em virtude da implantação das Novas Diretrizes da Educação Infantil, em dezembro de 2009. E a equipe pedagógica do segmento observa que a Educação já atua conforme as mudanças legais. Prova disso é que a organização da rotina em sala de aula, a execução de temas geradores e de projetos são realizadas de acordo com a realidade das unidades e dos estudantes atendidos.
Um dos exemplos, é que durante este ano letivo as datas comemorativas serão voltadas para atividades de formação da cidadania e socialização: “No período da páscoa, por exemplo, várias escolas de Educação Infantil ministraram ações como lanches coletivos e atividades que envolveram solidariedade e cooperação”, explica Márcia Heloísa Branco. Ela aponta ainda que As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são seguidas no ensino municipal de Macaé para ter um trabalho aprofundado junto às crianças.
- Seguindo as diretrizes, trabalhamos em prol de estruturar e organizar ações educativas com qualidade, articulada com a valorização do papel dos professores que atuam junto às crianças de 0 a 5 anos. Já o novo Caderno de Orientação será foco principal para a integração de propostas pedagógicas que, no cotidiano de creches e pré-escolas, possam acolher e educar os alunos da melhor forma, baseados em determinados parâmetros para melhor qualidade do ensino-aprendizagem e avanços educacionais.
Após a revisão de todo conteúdo do documento e finalização dos trâmites legais, o Caderno de Orientação Curricular será referência nas unidades de Educação Infantil. A previsão é que o documento comece a ser utilizado até o segundo semestre.