logo

Caet firma parceria para inserção de trabalhadores acima de 40 anos

12/02/2007 17:57:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Central de Atendimento Especializado em Trabalho (Caet), projeto vinculado à secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), firmou parceria com o supermercado Costa Mil para colocar no mercado trabalhadores na faixa etária acima de 40 anos. São 17 vagas para operador de caixa, repositor e empacotador. As vagas são para a unidade do centro e para o banco de reservas da nova loja do Costa Mil.

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, ressalta que aproveitar o trabalho de quem tem mais experiência pode ser um bom negócio. “O objetivo é minimizar um problema grave do mercado de trabalho no Brasil. Pessoas com mais de 40 anos dificilmente conseguem emprego com carteira assinada. Muitas são barradas nas triagens feitas pelas empresas, mas o mercado de trabalho para quem possui 40 anos ou mais está deixando de ser um problema e começa a trazer novas perspectivas a profissionais mais experientes”, comenta Bogado.

Especialistas em recursos humanos afirmam que é possível inovar profissionalmente nesta faixa etária, desde que se esteja preparado e antenado às mudanças tecnológicas e na estrutura das organizações. Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em julho de 2006, e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), mostram que trabalhadores com mais de 40 anos ganharam espaço entre as pessoas ocupadas no Brasil.

Entre maio de 2002 e maio de 2006 os trabalhadores com 50 anos, ou mais, foram o único grupo etário a crescer entre os empregados. No último mês de maio esses profissionais eram 3,613 milhões de pessoas ou 18,1% da mão-de-obra ocupada nas seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre estudadas pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE.

Os 3,613 milhões nesta faixa etária representam ainda um crescimento de 33,9% ao registrado em maio de 2002 (2,699 milhões). No mesmo período (quatro anos), a população ocupada total aumentou apenas 13,9%. Os próprios profissionais deixaram de encarar a idade como um obstáculo para inovar na carreira, mudar de profissão ou até mesmo se reposicionar no mercado.

Projeto no Senado facilitará contratação

Projeto de lei no Senado vai facilitar contratação de pessoas acima dos 40 anos. Dois projetos de lei em tramitação no Senado tentam facilitar a contratação de pessoas acima dos 40 anos de idade. Quando perde o emprego ou fica afastada do mercado de trabalho por muito tempo, essa parcela da população brasileira tem dificuldades para ser inserida novamente no mercado formal.

Apresentado no Senado o PLS 103/99 institui incentivo fiscal às empresas que possuírem pelo menos 30% de seus empregados com idade superior a 40 anos. Pelo projeto, as empresas poderão deduzir do Imposto de Renda até 25% do montante de salários e respectivos encargos sociais pagos a seus empregados.

É estipulado ainda que o incentivo será concedido apenas à contratação de trabalhadores de média e baixa remuneração – até R$ 3 mil. O fator idade não pesa tanto sobre os empregados mais qualificados, para os quais a experiência conta muito.