logo

Café Literário apresenta "A Turma do Dino: Aprendendo a Comunicar sem Ferir"

29/04/2025 14:53:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ronan Alexandre

O objetivo do encontro é valorizar a literatura e contou com a participação da escritora Gabriela Oliveira

O Café Literário realizado na noite desta segunda-feira (28), no Solar dos Mellos, contou com a presença da escritora Gabriela Oliveira, que apresentou o seu livro infantil "A Turma do Dino: Aprendendo a Comunicar sem Ferir". A programação é organizada pela Secretaria de Cultura.

A secretária de Cultura, Waleska Freire, ressaltou a importância do Solar dos Mellos para o cenário cultural do município.

“Além das leituras e debates literários, o Solar dos Mellos pode sediar apresentações musicais, exposições de artes visuais (pintura, escultura, fotografia), peças de teatro, oficinas de dança, cinema, entre outras. A ideia é criar uma programação eclética que atraia um público amplo e diverso. Colaboramos com escolas, universidades, grupos artísticos locais e outras secretarias (Turismo, Educação) para ampliar o alcance e a qualidade das atividades garantindo que o Solar dos Mellos seja um espaço acessível a todas as pessoas”, pontuou.

Ela acrescentou ainda que a chave para o sucesso está na criação de uma programação rica, inclusiva e acessível, que valorize a diversidade cultural e fortaleça os laços da comunidade com o espaço. “O retorno do Café Literário é um excelente primeiro passo”, frisou.

A escritora Gabriela Oliveira por meio de um bate papo descontraído contou para o público presente no Café Literário, como surgiu o seu envolvimento com o mundo da literatura.

“Desde muito pequena era apaixonada pelos livros, mas, meus pais eram muito humildes e não tinham condições. Para ler, passava horas na biblioteca nacional no Rio de Janeiro e lia todos os livros que podia”, lembra.

A ideia de escrever o livro com o tema: "A Turma do Dino: Aprendendo a Comunicar sem Ferir", surgiu em função da sua vivência como professora nas salas de aulas.

A sua obra infantil utiliza o universo lúdico dos dinossauros para abordar a importância da comunicação empática desde a infância. O livro acompanha a jornada da Turma do Dino, que, sob a orientação da Sra. Triceratops, descobre como as palavras podem impactar os sentimentos do outro — tanto de forma positiva quanto negativa. A história estimula o autoconhecimento e o respeito ao próximo.

Para Gabriela ter um espaço como o Café Literário é muito importante para os escritores macaenses.

“É um ambiente que valoriza a produção local, aproxima a literatura das pessoas e cria oportunidades de troca, de reconhecimento e de fortalecimento da nossa cultura. Para mim, participar desse encontro é celebrar a minha história, as minhas raízes e reforçar o poder que a literatura tem de transformar vidas e realidades. Que iniciativas como essa continuem florescendo na nossa cidade”, afirmou.

A escritora finaliza dizendo que o ter um espaço como o Café Literário é fundamental para valorizar os escritores locais e fortalecer a cultura em Macaé. “Para mim, é uma alegria poder divulgar meu trabalho e incentivar a literatura como instrumento de transformação”, concluiu.


Fotos Relacionadas