logo

Café Literário de abril traz reflexão sobre empatia e comunicação na infância com obra de Gabriela Oliveira

25/04/2025 11:21:00 - Jornalista: Janira Braga

A atividade acontece no Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro

O Solar dos Mellos será palco na segunda-feira (28) de mais uma edição do Café Literário, evento promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Cultura. Desta vez, o encontro conta com a participação da escritora e professora Gabriela Oliveira, que irá apresentar seu livro infantil "A Turma do Dino: Aprendendo a Comunicar sem Ferir", a partir das 19 horas.

A atividade acontece na sede cultural localizada na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. O evento visa promover a valorização da literatura como ferramenta de transformação social e cultural, além de incentivar o debate sobre temas atuais por meio da leitura.

Para a secretária de Cultura, Waleska Freire, o Café Literário tem se firmado como uma oportunidade de diálogo e aprendizado.


“O Café Literário tem se consolidado como uma plataforma de valorização da literatura e de encontros transformadores. Ao abordar um tema tão atual, o evento da próxima segunda-feira reforça nosso compromisso com uma cultura que educa, acolhe e inspira”, destacou.



No centro das atenções estará a obra infantil escrita por Gabriela, que utiliza o universo lúdico dos dinossauros para abordar a importância da comunicação empática desde a infância. Com ilustrações cativantes e uma narrativa acessível, o livro acompanha a jornada da Turma do Dino, que, sob a orientação da Sra. Triceratops, descobre como as palavras podem impactar os sentimentos do outro — tanto de forma positiva quanto negativa. A história estimula o autoconhecimento e o respeito ao próximo.

A proposta é despertar nas crianças o entendimento de que a forma promovida na comunicação pode construir ou machucar. Além de escritora, Gabriela Oliveira é professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Paulo Freire e também atua na rede estadual como formadora no Polo de Formação do CIEP 393, na Aroeira.

Seu engajamento na área educacional se estende à cultura: ela preside o grupo literário Escritores Prata da Casa, que fomenta a produção literária local, e participa da comissão provisória de revitalização da Academia Macaense de Letras.Ela também conduz cursos e palestras motivacionais voltadas à formação de educadores, por meio do Centro de Formação Carolina Garcia, além de realizar contação de histórias em escolas, aproximando a literatura do cotidiano dos estudantes.

O livro "A Turma do Dino" tem se destacado como uma ferramenta útil para pais e professores que desejam trabalhar valores como gentileza, escuta ativa e convivência saudável com as crianças. A entrada no Café Literário é gratuita.