logo

Café Literário do Solar dos Mellos faz homenagem aos poetas mortos

27/11/2007 16:00:35 - Jornalista: Marilene Carvalho

O Café Literário promovido pela Secretaria Municipal Executiva de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) fará nesta quarta-feira (28) uma homenagem dedicada aos poetas mortos e vivos, com roda de leituras de poemas selecionados pelo grupo Coro de Cigarras. O evento tem entrada franca e será realizado das 20h às 23h, no Solar dos Mellos.

No mês em que se comemora o Dia de Finados, o Café Literário irá marcar a data rendendo homenagem especial aos poetas que já passaram para o plano espiritual, mas que deixaram espalhadas muitas sementes poéticas em sua temporada no mundo terreno. No evento também serão lidos poemas de poetas vivos que falam sobre este tema.

Dentro do Café Literário, será apresentada também uma poesia que fala sobre Macaé, musicada por Jorge Benzê, que é de autoria do poeta macaense Rubens Pereira de Almeida. "Destacamos essa poesia como uma singela homenagem ao macaense Rubens de Almeida, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo mês de dezembro, quando a Semaph fará o lançamento da coletânea de poemas assinados por ele", adianta o secretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles.

Entre as obras de autores macaenses, selecionadas especialmente para esta noite de homenagem, serão lidas criações de Elza Ibrahim, Dulce Aroeira e Lisa Tavares. O Café Literário é um espaço onde se reúnem os amantes da poesia. O evento acontece toda última quarta-feira do mês, em forma de recital, roda de leituras e animação musical de Jorge Benzê. O Solar dos Mellos recebe os convidados em um ambiente aconchegante onde são servidos chás, bolos, biscoitos e o tradicional café, para que todos se sintam à vontade.