Cai o número de animais recolhidos pelo CCZ nas vias públicas de Macaé

01/09/2014 17:08:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Novas apreensões aconteceram nesta segunda-feira (1º)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé, fez, nesta segunda-feira (1º), mais uma ação de recolhimento de animais de grande porte. A operação, em parceria com o Curral Associado de Itambi, tem alcançado resultados positivos no município, com a redução de animais soltos nas vias públicas da área urbana da cidade, o que pode acarretar danos ao patrimônio e riscos de acidente.

De acordo com gerente do CCZ, Ramon Bouças, a média de recolhimento nos primeiros meses de trabalho, era de 12 a 14 animais apreendidos por operação. Já hoje, este número não ultrapassa oito animais.

Nesta segunda-feira foram retirados das ruas seis equinos, sendo dois na Linha Azul, dois na Aloísio da Silva Gomes, um na Avenida Industrial e um na Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao Parque de Exposições Latiff Mussi. A operação começou às 6h e terminou no início da tarde.

- O número de apreensão de animais caiu muito. Acreditamos que a ação efetiva da equipe e a conscientização dos proprietários, que estão evitando deixar que os animais saiam para a via pública, são os responsáveis pela redução de animais soltos - explicou.

O donos dos animais têm até sete dias para ir até a sede do Curral Associado de Itambi, localizado no município de Itaboraí. Além do pagamento de multa no valor de R$ 150, e diária de R$ 30, o proprietário, se não comparecer neste período, terá o seu animal encaminhado para cautela e, posteriormente, para leilão.

A população deve colaborar com o CCZ denunciando a existência de animais soltos pelas vias públicas, como cavalos, vacas e bois, através dos telefones (22) 2772-6461 ou 2796-1186. O trabalho de recolhimento de animais acontece em dias e horários alternados.