A prefeitura de Macaé iniciou nesta segunda-feira (4) mais um mutirão de combate à dengue. As ações que prosseguem até quarta-feira foram intensificadas no bairro Cajueiros, onde durante o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (Liraa) apontou índice de infestação de 14%.
Segundo dados da secretaria de Saúde, aproximadamente três mil imóveis serão vistoriados no bairro. Os 30 agentes de endemias intensificam os trabalhos de orientação, eliminação dos criadouros e tratamento com utilização de larvicida.
Os agentes também realizam o mapeamento das casas fechadas e abandonadas e as caixas d´água que estão sem tampa.
Além do trabalho de combate à dengue, mais 15 agentes de controle de roedores percorrem o bairro identificando as tocas. Além da identificação das tocas, os agentes fazem um trabalho de orientação e conscientização.
Após a identificação das tocas, os agentes fazem a colocação das iscas (inseticidas), de forma adequada, sem riscos para o homem ou para outros animais. O alvo principal é a ratazana, espécie de roedor que vive fora das casas, em tocas subterrâneas.
A orientação dos agentes é de que a população evite o acúmulo de lixo, sendo esta uma forma de prevenir a proliferação de mosquitos e roedores.
O trabalho conta ainda com a participação de diversas secretarias como Saúde, Limpeza, Mobilidade, Educação e Ambiente.