Foto: Kaná Manhães
O projeto também leva educação e prevenção à população
A secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação do Programa DST/AIDS, promove nesta quarta-feira (27), o projeto CTA Itinerante. A ação tem como objetivo levar educação e prevenção à população, e diagnosticar através de testes rápidos, o vírus do HIV e doenças sexualmente transmissíveis. O projeto foi realizado no Programa Saúde da Família do Cajueiros.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) visita alguns bairros para facilitar o acesso às pessoas que ainda têm dificuldade em realizar exames preventivos. O resultado do teste do HIV sai na hora. Já para outras doenças como a Sífilis e a Hepatite B e C, os resultados precisam ser retirados posteriormente no programa ou nas unidades de saúde onde foram feitos.
Os exames podem ser realizados diariamente no Programa DST/AIDS, mas o trabalho com o CTA Itinerante é uma importante estratégia de acessibilidade ao teste, assim como de prevenção das doenças e divulgação do serviço oferecido pelo programa.
De acordo com informações fornecidas pela equipe do programa, hoje estão cadastrados no programa 1.639 pacientes de Macaé e cidades vizinhas, Desses, menos da metade faz uso de medicamento. Somente neste ano, 54 novos casos foram diagnosticados pelo CTA.
O CTA funciona diariamente no Programa DST/AIDS, na Rua Velho Campos, 354, até as 17h. Uma vez por semana, o Centro de Testagem e Aconselhamento oferece o serviço durante o turno da noite. Essa iniciativa é para que todos tenham acesso aos exames, inclusive as pessoas que trabalham o dia inteiro.