Calendário de eventos terá “Rio Triathlon-2023" em abril

15/03/2023 09:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Reunião nesta terça-feira (14) apresentou evento composto por provas de natação, ciclismo e corrida

Macaé vai receber no dia 2 de abril, às 7h, o “Rio Triathlon- 2023”. A programação, que vai abrir a temporada estadual, foi apresentada pelos representantes da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro ao prefeito de Macaé, Welberth Rezende, nesta terça-feira (14). As inscrições seguem abertas até o dia 29 deste mês (quarta-feira) através do endereço; triathlon.com.br/competicoes/calendario/. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Esportes, em conjunto com a Federação, responsável pela organização. Já foram cadastrados 200 participantes.

O “Rio Triathlon-2023" contará com prova de natação na Praia dos Cavaleiros, ciclismo pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e corrida pela Avenida Atlântica, na orla da Praia dos Cavaleiros. O percurso visa propiciar uma oportunidade semelhante às etapas realizadas no Recreio dos Bandeirantes, podendo, inclusive, criar recordes nas distâncias. A programação vai abranger as categorias de alto rendimento: Elite: 19 anos em diante (categoria única); Sub-23, de 20 a 23 anos (categoria única); Júnior: 16 a 19 anos (categoria única); Youth: 14 a 15 anos (categoria única), além de PCD (categoria única).

A apresentação do evento contou com as presenças do presidente da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Alfaia, e do diretor técnico, Leandro Lentine. A previsão é receber atletas de toda região como Rio das Ostras, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Petrópolis e também de Minas Gerais, Espírito Santo e até da Inglaterra.

Para o prefeito de Macaé, o “Rio Triathlon- 2023” é mais um evento esportivo que promete aquecer a cidade. “O município está cada vez mais preparado para receber atletas, pois conta com a segunda maior rede hoteleira do estado e tem estrutura adequada como gastronomia, restaurantes e segurança. Com certeza este será mais um evento de qualidade e promissor que vai movimentar os atletas e amantes do esporte”, destacou Welberth.

Já Júlio Alfaya e Leandro Lentine agradeceram o apoio de Macaé. “ Temos um carinho muito especial com a cidade, que já conta com 35 inscritos para a programação. Isso representa que a cidade tem potenciais. A expectativa é receber cerca de 400 inscritos. A Federação existe desde 1983 e é uma das mais antigas do Brasil com 10 mil filiados. Lembro que há 15 anos, durante uma prova de natação e corrida aqui em Macaé, foi destacada a atleta do Espírito Santo, Pâmela Oliveira, que integrou a Seleção Brasileira ”, comentou Alfaya

Já Leandro Lentine pontuou que Macaé tem um cenário perfeito para provas de corrida, ciclismo e natação. “Desde já agradecemos todo apoio das secretarias de Esportes, Mobilidade Urbana, Saúde, Turismo e Comunicação. Estamos felizes pela temporada ser iniciada no município. Para o evento também haverá a entrega de kit e o simpósio técnico, além da parceria para recebimento de atletas e familiares”, completou.

Satisfeito, o Secretário de Esportes, Marvel, ressalta que este primeiro semestre do ano está sendo marcado por importantes eventos esportivos voltados para atletas de alto rendimento. “Macaé continuará recebendo etapas estaduais e nacionais de expressivas competições. Também no dia 2 de abril está prevista a Etapa Estadual de Downhill, no Frade, no turno da tarde”, pontuou.

A premiação do evento será com troféus para os cinco primeiros colocados da categoria geral e por idade, medalhas de pódio aos cinco primeiros nas subdivisões das categorias de base e de participação a todos que completarem o percurso.