Com o objetivo de mostrar muita vibração, energia e vontade de viver, cerca de 400 idosos fizeram a caminhada da terceira idade, neste domingo (19) às 9h. O evento já faz parte do calendário oficial da secretaria municipal de Esporte e Lazer, da prefeitura de Macaé, e acontece duas vezes por ano: no Fest Verão e no inverno, sempre com a participação de pessoas de cidades vizinhas. Nesta caminhada que começou na Imbetiba, foi ao Centro e retornou, houve a participação de um grupo niteroiense. Todos seguiam um carro de som pelas ruas da cidade.
Segundo um dos organizadores da caminhada, o aposentado Marcílio Oliveira Sobral, também apoiaram o evento a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. Houve, inclusive, uma ambulância para atender os idosos em caso de necessidade. A professora de Educação Física, Alexandra Macedo, disse que no acontecimento estavam presentes 30 profissionais do setor, entre professores e estagiários, auxiliando e animando os idosos.
Os participantes da caminhada tinham entre 50 e 85 anos. Já houve casos de uma idosa de 93 anos fazer a caminhada com o grupo. Este evento acontece desde 1999 em Macaé. “Respeitamos o limite deles. Fazemos o monitoramento, distribuindo água”, explica Alexandra.
No final da caminhada, foram entregues troféus para o idoso e para a idosa mais alegre, para o mais idoso e para a mais idosa. Além disso, houve o sorteio de brindes. Ventiladores, relógios de parede, cafeteiras e outros brindes foram distribuídos para os premiados. O grupo mais organizado e animado também ganhou troféu. Kits alimentação, contendo, inclusive, camisa e boné foram entregues a cada participante. “Somos idosos, mas não velhos”, concluiu Sobral, justificando a determinação em ser feliz, sem desanimar com a idade.