logo

Caminhada 'Atenção pela Vida' mobiliza população

01/06/2015 17:34:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Guga Malheiros

'Maio Amarelo' alerta para acidentes no trânsito

Um sucesso construído literalmente passo a passo. Este é o sentimento da organização da Caminhada “Atenção pela Vida”, em prol de um trânsito mais seguro, que foi realizada neste domingo (31), na orla da Praia dos Cavaleiros. Além da confraternização promovida em alusão ao “Maio Amarelo”, o evento alcançou o seu grande objetivo: mobilizar a população para que todos tenham mais atenção aos elevados índices de acidentes e mortes no trânsito e comecem a mudar sua atitude para preservar a vida.

A caminhada, realizada por iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana e que contou com a parceria da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), já começou animada e ao longo do percurso ganhou ainda mais seguidores de todas as idades. Ao final, cerca de 150 pessoas se comprometeram a rever seu comportamento e a incentivar outras a também tentar mudar esta realidade.

- Esta caminhada teve por objetivo promover a conscientização para uma melhor convivência entre todas as pessoas que utilizam as vias do município. Todos precisam entender que uma mudança de comportamento é a chave para um trânsito mais seguro. Este é um dos principais objetivos da secretaria: a educação no trânsito. Do contrário, não adianta o investimento nas demais áreas - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Conscientização - Para o técnico em Logística, Luis Cláudio Batista Pinto, ações com o foco na conscientização são muito importantes para o despertar da população para a diminuição da irresponsabilidade ao volante. “Ações como esta servem para despertar a consciência dos condutores quanto à imprudência na condução de veículos e a necessidade de uma condução correta, com respeito e preocupação com o próximo. Presencio situações diariamente, pois o motorista vê o outro como concorrente e é este tipo de atitude que promove o acidente”, pontuou.

O mecânico José Zullo também concorda que a educação e o respeito são conceitos fundamentais e que devem ser mais aplicados no trânsito para diminuir os números negativos. “O que precisamos no trânsito é de mais respeito e paciência por parte de todos. Não se colocar como prioridade, pois ao entrar em um veículo estamos cercados por vidas que temos que preservar”, explicou.

Além da Mobilidade Urbana e da Fesportur, participaram da Caminhada “Atenção pela Vida” representantes das secretarias de Saúde, Manutenção, Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria do Idoso e da Guarda Sênior, e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal. O evento contou ainda com o apoio de empresas como a Odebrecht, a Melf Locação de Guindastes e Equipamentos e a Denjud Refeições Coletivas.

Maio Amarelo - O “Maio Amarelo” é um movimento, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, instituição ou empresa pode realizar ações de conscientização não só no mês de maio, mas independente da data. Assim, demonstra que se preocupa e colabora para um trânsito com mais respeito, segurança e gentileza. Outras informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.maioamarelo.com.br.


Fotos Relacionadas