Caminhada da Fé e tapete de sal marcam tradição cultural e religiosidade em Macaé

22/05/2024 17:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Pascom

As inscrições para a Caminhada da Fé vão até as 18h de sexta-feira (24)

Com a expectativa de participação de 2 mil pessoas, a "Caminhada da Fé 2024", integrante do Calendário de Eventos de Macaé, vai acontecer neste sábado (25), partindo, às 5h, da praça do bairro Visconde de Araújo, em frente à igreja Santo Antônio, em direção ao distrito de Córrego do Ouro, na Região Serrana de Macaé. O percurso é de quase 36 km. As inscrições devem ser feitas pelo site www.santoantoniomacae.com.br ou na secretaria paroquial, até as 18h de sexta-feira (24).

A primeira Caminhada da Fé em Macaé foi feita por um grupo de cinco pessoas em 2011. Já no ano seguinte, para o município de Carapebus, 118 pessoas participaram. Desde então, mudando a direção para Córrego do Ouro, este número tem aumentado a cada edição. Dezenas de voluntários participam da organização do circuito.

"O evento tem duas propostas: uma é a saúde, incentivando as pessoas a caminharem, a saírem da ociosidade; outra é de desafio, de superação e de fé, independentemente do credo religioso da pessoa. Ela coloca um propósito e oferece o que for possível percorrer como sacrifício e se colocar a caminho. Fazemos a junção da saúde do corpo e da alma", disse o vigário episcopal do Litoral da Diocese de Nova Friburgo e pároco da igreja Santo Antônio, Padre Gleison Lima.

Ele completa: "A Prefeitura é grande parceira do evento, porque oferece estrutura e serviços públicos, como roçagem de beira de estrada; apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana com a logística de trânsito; do setor de Posturas e da Secretaria de Saúde, que presta atendimento fundamental àqueles que necessitam. Além da Secretaria de Turismo, que nos oferece tendas, som e palco para a celebração do dia".

Corpus Christi

Na quinta-feira (30), a Igreja Católica realiza a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi ou Corpo de Deus. A comemoração litúrgica é celebrada com procissão sobre os culturalmente tradicionais tapetes de sal, que são elaborados em Macaé por mais de mil voluntários.

Um tapete de sal com cerca de 500 metros será confeccionado na Avenida Agenor Caldas, na orla da Praia da Imbetiba. Para isso serão utilizadas aproximadamente 20 toneladas de sal. Para a realização do trabalho, as vias Elias Agostinhos e Agenor Caldas serão interditadas nas primeiras horas do dia 30. A confecção do tapete terá início às 6 horas.

Em palco montado na orla da Praia de Imbetiba, haverá, às 15h, oração do Terço da Misericórdia e, às 16h, Missa seguida de procissão, passando pela Avenida Agenor Caldas até a igreja São João Batista, no Centro da cidade. A Prefeitura dará suporte ao evento, que terá a presença da Guarda Municipal, zelando pelo patrimônio cultural imaterial e religioso produzido para a cerimônia.