logo

Caminhada da Igualdade Racial vai aliar combate ao racismo, esporte e cultura

08/11/2025 13:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

A mistura do esporte, mobilização pelo combate ao racismo e cultura farão parte da Caminhada da Igualdade Racial. A programação vai acontecer no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro (quinta-feira), com concentração às 7h15, na Orla da Imbetiba, próximo ao Baobá. O trajeto de 2,5 quilômetros terá como destino o Museu Legislativo da Câmara Municipal. As inscrições seguem disponíveis no site www.sympla.com.br. O tema é “Caminhar é Resistir” e a atividade faz parte da Semana da Consciência Negra 2025.

Para participar não haverá limite de idade, o convite é aberto à comunidade. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) recomenda que os participantes e grupos usem roupas leves e tenham como foco a temática da luta antirracista com a utilização faixas, bandeiras, camisas e acessórios em alusão ao combate ao racismo e intolerância.


”A expectativa é receber grupos, associações, entidades e pessoas voltadas para a causa do antirracismo”, comentou a secretária da pasta, Ingrid Aprígio.



O trajeto da Caminhada ganhará guia para levar informações históricas sobre os pontos do percurso. A inicia próximo ao Baobá, se estendendo à Rua do Sacramento, Lyra dos Conspiradores, Mural da Identidade (frente ao Centro Administrativo Luís Osório) - antiga Rua da Igualdade e o Museu Legislativo,, espaço que receberá roda de conversa e entrega do Prêmio Carukango Vive 2025 com homenagens a atletas e agentes esportivos, que fazem da atividade física um ato de resistência e orgulho negro.

A Secretaria da Igualdade Racial firmou parceria com a Cedae, que durante a caminhada irá distribuir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica . A iniciativa o faz parte do programa "Replantando Vida", que visa a restauração ambiental e a proteção dos mananciais no estado do Rio de Janeiro. Além disso, para contribuir com a hidratação dos participantes e manter o público refrescado, a empresa contará com aguadeiros para distribuir água gelada .


Pedal -
Os participantes da Caminhada da Igualdade Racial vão interagir com os integrantes do Pedal da Consciência Negra, programação realizada pela Coordenadoria de Mobilidade Ativa, da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Grupo Pedala Preta. As atividades irão partir de pontos distintos e se unirão no Busto de Carukango com uma programação integrada.

A concentração do Pedal da Consciência Negra será às 7h30 na frente da Igreja São José das Almas (próximo ao Nupem), com saída às 8h. O percurso de 8 quilômetros será da Igreja São José das Almas, passando pelo canal Macaé–Campos e com chegada ao busto. Além disso, até dia 28, o público terá a oportunidade de participar de atividades culturais, educativas, esportivas e de valorização da identidade negra. A Semana é promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social, além de movimentos sociais e entidades locais.