Caminhada do Outubro Rosa será nesta quarta-feira

14/10/2013 13:24:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Evento faz parte da campanha de conscientização de mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama

A prefeitura promove nesta quarta-feira (16) a Caminhada do Outubro Rosa, como medida de combate ao câncer de mama. O evento faz parte da campanha de conscientização de mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação é coordenada pela secretaria de Saúde.

A concentração será às 10h30min, na Praça Veríssimo de Melo, e os participantes percorrerão a Avenida Rui Barbosa, em um trajeto aproximado de 40 minutos até a Câmara Municipal. A equipe organizadora do evento solicita que os participantes utilizem uma peça de roupa ou um acessório rosa.

Já foram convidadas diversas instituições que compõe a sociedade civil organizada, como igrejas, escolas, universidades, ONGs, além dos profissionais de saúde da rede pública e privada. Durante a caminhada serão distribuídos folhetos explicativos sobre a doença.

O secretário de Saúde, Flávio Antunes, ressalta que a campanha é uma iniciativa que pode salvar vidas. “É importante porque chama a atenção da sociedade para uma doença que pode atingir muitas mulheres. Por isso, é preciso que todas as mulheres se conscientizem e procurem uma unidade de saúde para serem orientadas e façam seu exame de mamografia”, alertou.

A partir dos 40 anos, toda mulher deve procurar o profissional de saúde para realizar o exame clínico das mamas, que é a palpação das mamas em busca de alguma alteração. Também deve ser realizada a mamografia, que é capaz de mostrar até tumores bem pequenos.

Para garantir o acesso das mulheres ao exame, foi criada a lei federal 11.664/2008, que dá o direito de realizar a mamografia gratuitamente a partir dos 40 anos. Os médicos garantem que quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura.

A agente de trânsito, Rosseguimar Silva Loyola, foi surpreendida há seis anos com a notícia de que estava com câncer de mama. A doença foi descoberta após consulta com ginecologista que solicitou os exames de rotina. Naquele momento, segundo ela, pensou no pior. “Por isso é importante a prevenção, através da consulta periódica ao médico”, alerta.

Rosseguimar conta que venceu a doença com muita fé, a ajuda da família e dos amigos. “Como descobri a doença ainda na fase inicial, os médicos sempre me passavam palavras de otimismo, fui muito bem acolhida. O que me deixou mais segura foi quando ouvi do médico que teria 90% de chances de cura. Consegui superar a dor e encarar o câncer tendo um novo olhar sobre a vida, dando importância às pequenas coisas como o brilho do sol e o canto dos pássaros”, confessou.

Segundo a agente de trânsito, por causa do câncer foi retirado um quarto da mama e alguns linfonódulos embaixo do braço. Ela passou por sessões de quimioterapia e radioterapia. “É um período muito complicado, pois são procedimentos dolorosos, além de haver perda dos cabelos. Mas com pensamento positivo e fé pude me manter firme e não desisti da vida”, declarou.

Iluminação - Como adesão à campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Macaé, em parceria com algumas instituições, iluminou prédios com a cor rosa.

Os pontos que foram iluminados são Igreja de Santana, prefeitura, Funemac, Praça da Câmara Municipal, Igrejas Metodista e Nossa Senhora de Fátima e Shopping Plaza Macaé.