Foto: Ana Chaffin
A vacinação é para cães e gatos
A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos continuou nesta segunda-feira (10). A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde e pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ). A vacinação aconteceu nos bairros São Marcos, Vivendas da Lagoa e Mirante da Lagoa, das 9h às 16h.
Já foram aplicadas 17.134 doses em cães e 2.570 em gatos, no total de 19.704. Os números já superaram a meta, que era imunizar 18 mil animais. Cães e gatos devem ser vacinados a partir dos quatro meses de idade.
A campanha foi divida em três fases. Na primeira, a equipe percorreu a região serrana e, agora, está na sede do município, atendendo nos bairros. Os animais doentes ou prenhas devem aguardar a recuperação para a vacina ser aplicada. Para ser vacinado, o animal deve estar com a caderneta e acompanhado por um adulto.
Raiva - A raiva é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo. Quando uma pessoa é atacada pelo animal com mordida, arranhadura e até lambedura, a doença pode ser transmitida, o que pode levar o paciente à morte. A vacina antirrábica é para combater a raiva.
Os sintomas são espasmos musculares, ansiedade extrema e convulsões. A morte ocorre em 100% dos casos.
Programação:
Dia 11/11 (terça-feira): Cavaleiros; em frente ao Taberna da Praia e Costa do Sol, na praça do bairro.
Dia 12/11 (quarta-feira): Granja dos Cavaleiros; no Bar da Dona Margarida e Novo Cavaleiros na praça do bairro.
Dia 13/11 (quinta-feira): Riviera Fluminense; na Alameda Etelvino Gomes, após o SESI e no bairro Maringá, na praça.
Dia 14/11 (sexta-feira): Novo Horizonte; campo de futebol e no Bairro da Glória na Escola Municipal Lions.
*Com supervisão da Secom