logo

Campanha: CCZ já imunizou mais de 9 mil animais contra a raiva

10/08/2007 17:22:51 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A vacinação anti-rábica continua nos bairros de Macaé, imunizando cães e gatos contra a raiva em dois locais diferentes por dia. O Centro de Zoonoses (CCZ) da secretária Especial de Saúde (Semusa), já vacinou 9.079 animais, sendo 8.014 cães e 1.065 gatos. Nesta sexta-feira (10), a vacinação aconteceu na Aroeira e no Maringá. A campanha começou no dia 10 de julho e vai até 15 de setembro, atendendo em vários pontos da cidade e nos distritos.

- No dia da vacinação é importante que os proprietários não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação do animal. É bom lembrar também que as fêmeas gestantes e animais, com 30 dias de vida, devem tomar a vacina - explica o veterinário do CCZ Jhony Maia.

A raiva é uma doença causada por um vírus que ataca animais mamíferos como cães e gatos que, por sua vez, transmitem a raiva ao homem. Se a pessoa infectada não for tratada imediatamente após o contágio, a doença pode matar. A melhor forma de se proteger é vacinando todos os animais domésticos. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo do homem, através da pele ou de mucosas. Na saúde pública e na saúde animal, considera-se que a raiva apresenta mortíferos de 100% nos indivíduos, causando elevados prejuízos econômicos e mortes de seres humanos.

No Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica (15 de setembro), para facilitar a aplicação da dose, a secretaria vai instalar postos de vacinação (PV) em escolas municipais e estaduais, associações de moradores / centros comunitários e praças públicas, Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Programa Saúde de Família (PSF). Os postos contarão com equipes compostas por dois vacinadores, dois auxiliares, um escriba e um motorista. A Semusa informa que o número de profissionais atuantes em cada local de vacinação pode aumentar de acordo com a quantidade de animais atendidos. Todo animal vacinado será cadastrado para controle do Centro de Zoonoses (CCZ).

Para a segurança dos animais, de seus proprietários e das equipes de vacinação, o CCZ solicita que os animais sejam conduzidos com coleira e guia, e se possível, levados por uma pessoa adulta.

Programação:


Dia 13 – segunda-feira
Fazenda Piracema-Praça Principal –Mercearia
Lagomar I-Avenida W5 esquina com Avenida W24
Em frente à Mercearia Lagomar

Dia 14 -terça-feira
Córrego d do Ouro-Praça Principal


Dia 15-quarta-feira
Lagomar II-Antiga Padaria Sr. Juarez W5

Dia 16-quinta-feira
Córrego do Ouro-Volante

Dia 17-sexta-feira
Trapiche-Praça do Bairro/Volante

Dia 18-sábado
Cavaleiros-em frente à taberna da Praia
Mirante da Lagoa-Rua Principal
Vivendas da Lagoa-Praça Associação de Moradores