Foto: Divulgação
Objetivo é resguardar o ecossistema do município, principalmente as espécies em extinção
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, iniciou nesta semana uma campanha de conscientização contra a caça de animais silvestres. Com o objetivo principal de proteger o ecossistema do município, com ênfase nas espécies em extinção, a campanha visa chamar a atenção da população sobre a importância deste tema.
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, de 12 a 38 milhões de animais são retirados da natureza anualmente. Cerca de 90% destes morrem entre a captura e a venda ilegal, uma vez que o animal caçado não pode ser registrado. Quanto mais rara a espécie, maior a pressão do tráfico, podendo levá-la à extinção.
A partir da próxima semana, a Secretaria de Ambiente vai ampliar a divulgação da campanha nos principais pontos da região serrana de Macaé, fazendo a distribuição de panfletos e fixando cartazes em associações de moradores e estabelecimentos comerciais.
“O animal silvestre precisa estar em seu habitat natural para cumprir as suas funções no ecossistema. A partir do momento em que este animal é capturado, seja para fins domésticos ou comerciais, prejudica o equilíbrio ecológico”, explicou o Secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins.
A Secretaria de Ambiente pede que a população colabore com a natureza, denunciando todos os casos de irregularidades. O cidadão pode fazer a sua queixa – de forma anônima, se preferir – pelos telefones 0800 61 80 80 (“Linha Verde” do Ibama) ou 2796-1280 / 2796-1380.