A campanha contra a dengue ganha mais um reforço. Funcionários do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando um trabalho de conscientização junto aos órgãos públicos da prefeitura, com a colocação de cartazes intitulados "Todos contra a Dengue – Faça a sua parte". O objetivo é orientar os servidores sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O material traz as melhores práticas para prevenir a doença. São desenhos, número do disque dengue (0800 022 6461) e outras orientações. Entre elas, “mantenha os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais até que sejam recolhidos pelo serviço de limpeza urbana e encha de areia os pratos dos vasos de planta para evitar o acúmulo de água parada”.
Também há informação para que os moradores de casas, onde caem folhas e galhos das árvores sobre o telhado, impedindo a água de fluir pelas calhas, possam removê-las.
Além disso, as instruções também são para que os servidores fiscalizem suas caixas d’água e, com isso, evitar que esses recipientes fiquem abertos. “Lave com escova e sabão todos os utensílios usados para armazenar água em casa, como jarras, baldes, etc”, orienta o cartaz.
A população também deve contribuir para evitar recipientes vazios e destampados: “guarde garrafas vazias sempre de cabeça para baixo”, explica o informativo.
Outra atitude importante é manter pneus secos e em local protegido das chuvas. Os pneus velhos podem ser entregues ao serviço de limpeza urbana.
Para finalizar, o cartaz conta ainda para que as pessoas não deixem água de chuva acumular em suas lajes e também tampem as lixeiras e não joguem lixo em terrenos baldios.