Foto: João Barreto
Quem ainda não recebeu a vacina deve procurar os postos credenciados até às 17 horas desta sexta-feira
Em Macaé, a secretaria de Saúde já atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de imunizar 80% do público alvo contra a gripe. Mas como o índice em todo o Brasil ainda está abaixo do esperado, a campanha nacional de vacinação que terminaria hoje (10) foi prorrogada pela segunda vez e no estado do Rio o prazo agora é até a próxima sexta-feira (17). Quem ainda não recebeu a vacina pode procurar um dos 33 postos localizados na sede do município e na região serrana até às 17 horas.
Foram vacinados 86% do grupo prioritário, o que corresponde 26.367 pessoas. A vacinação é destinada a crianças de seis meses a dois anos de idade; gestantes; mulheres no período pós parto (até 45 dias); idosos (acima de 60 anos); profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. Outro alerta da secretaria de Saúde é que as crianças que receberam a vacina na primeira semana da campanha, entre os dias 15 e 20 de abril, devem retornar aos postos para receber a segunda dose.
De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
É importante que as pessoas não deixem para se vacinar nos últimos dias a fim de evitar filas e transtornos nos postos de saúde.