logo

Campanha da pólio segue até o dia 21

13/06/2013 16:24:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Em Macaé, 55% das crianças já foram imunizadas.

A campanha de vacinação contra pólio, iniciada no último sábado, prossegue até o próximo dia 21. Em Macaé, já foram imunizadas 55% das crianças entre seis meses a menores de cinco anos, o que corresponde a 8.255 doses aplicadas. A meta é vacinar 15.061 crianças.

Segundo a coordenação do setor de imunização da Secretaria de Saúde, a campanha, a partir de agora, prossegue em 35 unidades de saúde do município. As salas de vacinas abrem a partir das 8 horas. É importante que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos para manter aos índices das campanhas anteriores. “São apenas duas que salvam as crianças”, frisou a gerente do Programa de Imunização, Cláudia Campanati.

No grupo das crianças com idade entre seis meses a um ano, já foram vacinadas 61% deste público. Já as com dois anos o percentual foi de 58%, seguidos de 56%, as de três e quatro anos.

O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989 e, desde então, foi mantida a doença erradicada. No entanto, os vírus da pólio ainda circulam em 16 países do mundo e recentemente foi introduzido na Somália.

As autoridades em saúde reforçam a necessidade da adesão à campanha, pois o Brasil vai realizar grandes eventos em 2013 e 2014, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, atraindo pessoas de todas as partes do mundo. “Assim, a vacinação este ano é especialmente importante, porque corremos o risco de ter o vírus circulando novamente e as crianças precisam estar protegidas”, alertou.

Para a criança ser imunizada, basta que o responsável leve a caderneta de vacinação até o posto de vacinação mais próximo. A vacina é segura e não há contraindicações. Somente em alguns casos específicos, como em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38 graus ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.