logo

Campanha de captação de doadores de medula óssea acontece na sexta

11/07/2005 11:25:43 - Jornalista: Genimarta Oliveira

No dicionário a palavra solidariedade quer dizer apoio a causa de outra pessoa, mas em muitos casos este significado é maior, é um ato de amor ao próximo. Nos próximos dias 15 e 16 os macaenses estão convocados a participar da segunda Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea.

A campanha, uma parceria entre a Cidadania Jovem, Secretaria de Saúde de Macaé e HemoRio, será realizada na sede social do Clube Fluminense das 8h às 17h. Segundo a assistente social do HEMO-RIO e Coordenadora da Campanha, Regina Lacerda, o município foi escolhido a pedido da família do macaense Sandro Vinícios dos Santos Pinheiro, 38 anos, que desde o ano passado está na fila do transplante de medula óssea.

A coordenadora ressalta que o objetivo da Campanha é cadastrar um número expressivo de pessoas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O REDOME é um banco de cadastro disponível para doação de medula óssea, para que, no momento que houver necessidade de um transplante, o possível doador ser acionado.

“Atualmente existe uma fila de 900 pacientes aguardando o transplante, e o banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de compatibilidade de medulas, já que a chance é de um em um milhão no país e uma em cem mil no Estado do Rio de Janeiro”, acrescentou.

O irmão de Sandro, Giovanni dos Santos Pinheiro, vem se empenhando junto com a família e amigos para conseguir um grande número de pessoas, não só de Macaé, mas da região para que façam parte do REDOME. “Só através de campanhas as pessoas podem ajudar os pacientes”, finaliza.