A segunda Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea em Macaé, que aconteceu nos dias 15 e 16 de julho, bateu o recorde de todas as campanhas externas realizadas pelo HemoRio desde 2000. Foram cadastradas 1950 pessoas que entrarão no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
A assistente social do HemoRio, Regina Lacerda, disse que a população macaense e da região está de parabéns. “É muito gratificante quando a comunidade atende ao nosso chamado, mas é importante lembrar que nada poderia ser feito sem a parceria com a prefeitura, através da secretaria de Saúde e da Cidadania Jovem”, lembrou.
O secretário de Saúde, Fernando Diogo ressaltou que a Prefeitura sempre estará empenhada em realizar parecias que visam melhorar a qualidade de vida da população.
Regina explicou que o REDOME é um banco de cadastro disponível para doação de medula óssea, para que, no momento que houver necessidade de um transplante, o possível doador será acionado.
“Atualmente existe uma fila de 900 pacientes aguardando o transplante, e o banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de compatibilidade de medulas, já que a chance é de um em um milhão no país e uma em cem mil no Estado do Rio de Janeiro”, acrescentou.