Campanha de Carnaval em Macaé terá foco na prevenção

25/02/2014 14:44:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Imagem da campanha “Planejar é proteger”

A Prefeitura de Macaé está desenvolvendo uma programação com campanhas de prevenção voltadas para o Carnaval. As ações contarão com a participação das secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde, que farão um evento no próximo dia 27, das 9h às 16h, na Praça Veríssimo de Melo e em seu entorno.

No caso da segurança viária, a Subsecretaria de Educação no Trânsito já deu início, nesta terça-feira (25) à campanha “Planejar é Proteger”, com atividades que incluem blitzen educativas em que serão distribuídos panfletos durante toda esta semana, antecipando os festejos do Carnaval. O objetivo é passar aos foliões e condutores em geral conceitos para a direção responsável nas estradas, que incluem dicas de planejamento para o antes, durante e a volta da viagem.

Neste informativo, para os motoristas que se preparam para pegar a estrada, há dicas sobre revisão preventiva, documentação obrigatória, necessidade de conhecer o destino escolhido, além de cuidados com suprimento e bagagem. Já para uma viagem segura, há dicas sobre o uso do cinto de segurança, proibição do uso de álcool, respeito aos limites de velocidade e ultrapassagem, cuidados com as crianças e necessidade de paradas. Enquanto isso, para o retorno há dicas sobre o não exagero, a necessidade de descanso e os melhores horários para viajar.

- Com esta campanha queremos reverter o aumento no número de acidentes no período do Carnaval. Trata-se de mais uma ação para prevenir acidentes de trânsito, com ações educativas, de orientação, visando uma mudança de atitude por parte dos condutores – disse o subsecretário de Educação no trânsito, Paulo César Pereira.

A campanha “Planejar é Proteger” é mais uma das atividades com o selo "Trânsito Amigo – Eu curto", criado pela Secretaria de Mobilidade Urbana para tratar sobre diversos temas ligados à segurança viária e a gentileza no trânsito.

Saúde – Com o tema “Caia no samba. Respeite a vida”, a Secretaria de Saúde também está desenvolvendo ações voltadas ao Carnaval. Para isso montará uma estrutura na Praça Veríssimo de Melo, e fará a distribuição de preservativos e leques informativos, chamando atenção para a importância da prevenção com relação ao HIV, hepatites virais, cífilis, HPV, além de outras doenças sexualmente transmissíveis. Na ocasião, será oferecido ainda serviço de aferição de pressão.

Atuarão em parceria nesta campanha representantes da Coordenadoria do Programa DST/Aids, da Coordenadoria de Enfermagem e do Grupo Técnico da Violência no Trânsito da Vigilância e Saúde.

De acordo com a diretora técnica do Centro de Aconselhamento e Testagem do Programa DST/Aids, o objetivo da atividade é reforçar as ações de prevenção, considerando que o período de carnaval é o que as pessoas ficam mais expostas: “Queremos enfatizar a importância do uso do preservativo, já que no Carnaval as pessoas estão mais vulneráveis ao consumo de álcool e drogas e, consequentemente, é um período com alto índice de transmissão das DST’s”, disse Isabel Alves.

Além disso, as campanhas voltadas à prevenção tem como objetivo informar para que haja uma diminuição dos acidentes ligados as causas externas. Em especial no caso da violência no trânsito, as internações mais frequentes registradas no Hospital Público Municipal (HPM) estão ligadas à acidentes envolvendo motocicletas, seguida dos acidentes em que estão envolvidos carros de passeio.

- A prevenção merece atenção durante todo o ano. No entanto, no Carnaval, pelo fato das pessoas estarem mais expostas, queremos ajudar com informação para a diminuição dos índices ligados à violência no trânsito - pontuou Rossana Pereira, coordenadora do GT da Violência no Trânsito.


Fotos Relacionadas