Foto: Moisés Bruno
Os equipamentos podem ser entregues das 10h às 16h
A pedido da população, devido ao grande sucesso e adesão, a secretaria de Ambiente, prorrogou por mais uma semana a campanha educacional para coleta de resíduos eletrônico. O posto itinerante – montado na Praça Washington Luís, no Centro – que estava previsto para funcionar até esta sexta-feira (24), continuará funcionando até o dia 31 de julho (exceto quarta-feira, dia 29), das 10h às 16h.
A ação da secretaria de Ambiente faz parte da celebração dos 202 anos de Macaé. Uma equipe de técnicos e biólogos da secretaria está em uma tenda, montada na praça, fazendo o recolhimento de materiais eletroeletrônicos. Até a manhã desta sexta-feira (24), mais de 600 itens inutilizados, como monitores, computadores, periféricos, aparelhos de DVD e microondas, celulares, cabos, pilhas e baterias, foram recolhidos.
“Tem sido positiva a participação da população nestes três dias e, atendendo ao público, vamos prorrogar esta campanha por mais uma semana. Isso mostra que o macaense está preocupado com o meio ambiente, de tal modo que busca dar destinação correta a um equipamento usado, que às vezes nem funciona, mas que não deve ser descartado de forma inadequada”, explicou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.
Todo o material coletado é encaminhado para uma empresa conveniada com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que dará a destinação correta aos equipamentos, que podem ser reciclados, reutilizados ou destruídos. Se não descartados de forma adequada, estes resíduos podem contaminar a água e o solo.
Materiais que podem ser entregues
- Monitores
- Computadores
- Impressoras
- Teclados e Mouses
- Fax
- Celulares
- Fios e Cabos
- Placas
- Televisores
- Micro-ondas
- Telefones
- Controles
- Pilhas e Baterias
- CDs, DVDs e disquetes
- Máquinas Fotográficas
- Aparelhos de som