Lançada manhã desta quinta-feira (dia 15), na Fazenda Ilha da Saudade, na BR 101, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa e a Raiva Animal. A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) disponibilizou 30 mil doses da vacina, que serão aplicadas por 28 vacinadores, divididos em 12 equipes. A campanha prossegue até o dia 31 de março.
Segundo a presidente da Agrape, a veterinária Mariana Machado, durante essa primeira etapa 800 propriedades da região serão visitadas. “Nossa expectativa é vacinar de 27 a 30 mil animais”, enfatiza Mariana. Os vacinadores da Agrape aplicam a vacina somente em propriedades com até 100 cabeças.
Macaé tem um rebanho de 95 mil animais, o segundo maior no Estado do Rio de Janeiro. “A aftosa é uma doença de propagação fácil e quando detectado o foco, o rebanho tem que ser sacrificado, seguindo determinação da Organização Internacional de Epizootias (OIE)”, relata Mariana.
A vacinação, disse a presidente da Agrape, tem importância econômica não só para o município como também para o estado e o país. Presente ao evento, o prefeito em exercício, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, fez questão de frisar a qualidade do rebanho macaense. “Não temos o maior rebanho, mas temos a qualidade”, comparou o prefeito.
O prefeito em exercício, que esteve presente também no último sábado, no lançamento da Campanha Estadual, ressaltou a conquista dos 10 anos sem um foco de aftosa. “Temos que manter isso”.
Junto com a Campanha de Aftosa, os vacinadores da Agrape estão vacinando também contra a raiva animal. “Esse foi um trabalho que teve início na gestão do prefeito Riverton”, esclarece o veterinário da Agrape, Alexandre Augusto Gomes de Oliveira. O modelo foi copiado por outros municípios que hoje adotaram a mesma prática.
Segundo Alexandre, contra a raiva são vacinados, anualmente, os animais a partir de quatro meses de idade. Em setembro, quando acontece a segunda etapa de vacinação contra aftosa, será a vez dos animais que não tinham idade para serem vacinados na primeira etapa. Será dado reforço de vacinação nos animais com até um ano de idade.
Além do prefeito em exercício, o evento contou com a presença de secretários municipais e do representante a Câmara Municipal, o vereador Chico Machado.