logo

Campanha de homeopatia contra dengue é prorrogada

03/12/2007 08:18:51 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

Ainda dá tempo de se prevenir contra a dengue. A Secretaria de Saúde prorrogou até o dia 22 deste mês a segunda etapa da Campanha Municipal de Homeopatia Contra a Dengue. O objetivo do complexo homeopático é diminuir os sintomas da doença, quando adquirida. Até agora, 47 mil pessoas já receberam a dose da medicação. Nos meses de outubro e novembro, nenhum caso de dengue foi registrado no município.

O complexo homeopático pode ser ingerido por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, idosas e mulheres grávidas. As pessoas que já manifestaram o vírus também podem tomar o remédio, em caso de contaminação, os sintomas serão minimizados.

A homeopatia é uma associação de três substâncias: Eupatorium, Crotalus e Phosphorus. A Eupatorium é uma planta de origem norte-americana, que serve para amenizar a febre e as dores no corpo. O Crotalus é um extrato que vem do veneno da cobra cascavel e ajuda a diminuir a tendência a hemorragias e o Phosphorus é uma substância que também diminui a tendência à hemorragia.

Ações – O uso da homeopatia vem sendo utilizado pela secretaria Especial de Saúde como mais um dispositivo complementar nas ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. “É necessário que todos continuem fazendo sua parte, não deixando água parada”, lembrou o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha.

O remédio está disponível nas unidades básicas de saúde e no Programa Saúde da Família. Para atender melhor a população, o Centro de Saúde Jorge Caldas estendeu o horário até às 19h.

A Semusa dispõe do Disque Dengue (22) 2762-0175, para que a comunidade possa fazer solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CCZ conta com UBV (fumacê), máquinas pro-fog e aero-system (para uso nos domicílios nos casos confirmados da doença).