Foto: Juranir Badaró
Desde o início da campanha já foram vacinados 6.453 cães e gatos
A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, prossegue nesta quinta-feira (30), na Fazenda Piracema e no Jardim Carioca I, das 9h às 16h. Nesta quarta-feira (29), a equipe do CCZ esteve no bairro Novo Eldorado e Vila Badejo. Desde o início da campanha, no dia 20, já foram vacinados, entre cães e gatos, um total de 6.453 animais.
A orientação do CCZ é de que os animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação. O mesmo vale para as fêmeas prenhas. Para a vacina ser aplicada é necessário levar a caderneta do animal, que deverá estar devidamente acompanhado de um adulto. Em caso de chuva, a vacinação é automaticamente cancelada e agendada para nova data.
Raiva - A raiva é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo. Quando uma pessoa é atacada pelo animal com mordida, arranhadura e até lambedura a doença pode ser transmitida, o que pode levar o paciente à morte. A vacina antirrábica é para combater a raiva.
Os sintomas são espasmos musculares, ansiedade extrema e convulsões. A morte ocorre em 100% dos casos.
Programação:
Dia 30.10 (quinta-feira): Fazenda Piracema-Praça Principal (mercearia) e Jardim Carioca I - Rua São João, em frente ao bar do Amarinho;
Dia 31.10 (sexta-feira): Jardim Esperança - volante - 9hàs 12h e Jardim Carioca - volante - 13h às 16h;
Dia 03.11 (segunda-feira): Village Parque - Entrada/volante 9h às 11h, Nova Esperança - Varandão e Parque Aeroporto I e II