A campanha de vacinação contra a rubéola, que terminaria no sábado (02), foi prorrogada até quarta-feira (06). A medida foi tomada para dar oportunidade ao maior número de pessoas com idade de 20 a 34 ser imunizado contra a doença. A secretaria de Saúde Macaé está com equipe de vacinadores atendendo em 38 unidades de saúde espalhadas pelos bairros e distritos serranos, das 8h às 17h.
De acordo com a gerente do programa de Imunização, Soraya Fernandes, já receberam a dose da vacina 23.352 pessoas, sendo 8.744 homens e 14.240 mulheres, o que corresponde a 70% do total preconizado pelo Ministério da Saúde de vacinar 33.600 pessoas nesta faixa etária no município. Segundo informa Soraya, a meta deve ser atingida até quarta-feira.
O secretário de Saúde, o médico Luiz da Penha, lembra que foram disponibilizadas 45 mil doses da vacina. Ele acrescenta que a preocupação da secretaria é evitar a rubéola congênita.
- A nossa maior preocupação é evitar os casos de aborto e a rubéola congênita que pode ser passada para os bebês quando a gestante contrai a doença nas primeiras semanas de gravidez, ocasionando problemas como cegueira, catarata, surdez, alterações cardíacas e retardo mental – explica o médico.
A campanha teve início na segunda-feira (28) e é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com as secretarias municipais com o objetivo de conter o surto da doença no estado, onde mais de mil casos foram confirmados.