logo

Campanha de vacinação contra rubéola recebe adesão da população

30/05/2007 14:36:01 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com a meta de imunizar 33.600 homens e mulheres, com idade entre 20 e 34 anos, contra a rubéola, a secretaria de Saúde de Macaé disponibilizou mais de 40 unidades de saúde, vacinando contra a doença. O objetivo da campanha é conter o surto da doença no estado. A campanha de vacinação vai até sábado.

Segundo a gerente do programa de Imunização, Soraya Fernandes, só no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, mais de 2.500 pessoas tomaram a vacina. Soraya lembra que devido ao grande número de homens terem apresentado a doença, o foco da campanha é a população masculina, mas em Macaé a maior procura tem sido de mulheres.

Soraya lembra ainda que a rubéola é uma doença viral que se caracteriza por febre baixa, manchas vermelhas que se iniciam na face e se espalham para o tronco e membros.

- A preocupação é maior com as mulheres grávidas, que podem passar a doença para o feto, causando má-formação – explica a gerente.

A única contra-indicação para tomar a vacina é em relação às pessoas que estiverem com febre alta, gestantes e mulheres em idade fértil que pretendem engravidar nos próximos 90 dias.