A prefeitura de Macaé continua com a Campanha de Vermifugação nas 113 escolas da rede municipal de ensino. O principal objetivo da campanha é ministrar o medicamento contra verminoses em 44 mil pessoas, entre alunos e funcionários da secretaria de Educação. Para receberem o remédio, os alunos precisam da autorização dos pais ou responsáveis por escrito. O documento está sendo encaminhado para as famílias pelos alunos.
Devido ao trabalho desenvolvido nos últimos seis anos no combate à verminose, o município foi considerado uma das cidades do Brasil com menor índice da doença na população escolar. De acordo com o gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde, o pediatra Newton José, a constatação foi identificada numa pesquisa realizada, há dois anos, por uma organização não-governamental ligada à termelétrica El Paso.
O medicamento é administrado em dose única e combate sete parasitas. Nas crianças com idade até 12 anos o medicamento é na forma líquida, e nos demais, em comprimido mastigável. Ao todo, são disponibilizadas cerca de 50 mil doses do medicamento. A campanha é uma parceria das secretarias de Educação e de Saúde e conta com o apoio da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e da coordenação de Enfermagem.