Campanha mobiliza pelo fim da violência contra mulheres

07/12/2016 11:25:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Campanha do Laço Branco aconteceu na terça-feira no calçadão da Avenida Rui Barbosa

As atividades da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres continuam. Nesta quarta-feira (7), está sendo realizada a "Manhã saudável", com oficina de beleza - corte de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele, massoterapia e auriculoterapia - no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O evento prossegue até as 12h.

Já na terça-feira (6), o Ceam, em parceria com as secretarias de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, realizou Caminhada da Guarda Sênior pelo calçadão da Avenida Rui Barbosa. O objetivo foi divulgar a "Campanha Laço Branco - Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra Mulheres".

A guarda sênior, Eunice Galdino Vieira Silva, 63 anos, falou sobre a importância da iniciativa. "É uma oportunidade de esclarecimento para a população sobre a violência, principalmente, contra as mulheres e as crianças. A conscientização é muito importante para reduzirmos essas ações", frisou.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Nilmara Valadares, a ação busca o enfrentamento da violência. "Na maioria da vezes, tudo começa com a desestruturação da família. O ativismo ocupa um papel fundamental na tentativa de buscarmos coibir essas situações", explicou a secretária.

A coordenadora do Ceam, Jane Roriz, afirma que a campanha do Laço Branco é um convite para mobilização do fim da violência. "É um ato simbólico e buscamos trazer a guarda sênior, pois esses homens representam um carinho para a sociedade", disse a coordenadora. E o guarda sênior Jesus Pereira, 75 anos, confirmou. "Temos que respeitar as mulheres".

A campanha conta ainda com serviços gratuitos como: orientações jurídicas e aula de alongamento. A ação tem o apoio das secretarias de Ordem Pública, Secretaria de Saúde, Defensoria Pública e Juizado Especial Adjunto Criminal.

Os 16 dias de ativismo acontecem, atualmente, em 159 países. No Brasil, o início foi no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). O tema da campanha mundial deste ano é "Uma vida sem violência é um direito das mulheres".

Para outras informações, o endereço do Ceam é Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª DP, telefone: (22) 2796-1045.


Fotos Relacionadas