A campanha dos candidatos para membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) começa nesta quinta-feira (29). Os quinze inscritos terão entre os dias 29 de outubro e 10 de novembro para realizar ações de divulgação.
A eleição e apuração dos votos serão no dia 11 de novembro, das 8h às 17h, com cinco seções, cada uma obtendo seu número específico conforme o edital de abertura. O processo está sendo organizado pela secretaria adjunta de Recursos Humanos.
A Comissão tem o objetivo de sugerir medidas de prevenção de acidentes, além de zelar pela segurança do trabalho e do seu regimento interno e, também, promover a Semana de Prevenção de Acidentes.
Entre os compromissos estão: colaboração no desenvolvimento e implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, do Programa dos Riscos Ambientais e dos Mapas de Riscos Ambientais Coletivos, bem como outras ações de saúde desenvolvidas pela prefeitura.
Funções dos servidores:
- Eleger seus representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente;
- Informar aos membros sobre a existência de condições de risco ou ocorrência de acidentes;
- Apresentar sugestões para melhorias das condições de trabalho;
- Observar todas as recomendações da Cipa/PMM, quanto à prevenção de acidentes e locais de risco, transmitidas por seus membros;
- Informar à Cipa sobre as ocorrências de todo e qualquer acidente de trabalho, perigo iminente com risco de vida, ou local impróprio para o exercício do trabalho.
Para mais informações sobre a eleição da Cipa 2015/2016 acesse o edital no link do site: http://www.macae.rj.gov.br/gestaopublica/conteudo/titulo/eleicao-da-cipa-20152016.