Foto: Ana Chaffin
Rio Macaé é o principal do município, com 136 quilômetros de extensão
A secretaria de Ambiente lança no domingo (22), Dia Mundial da Água, a "Campanha de Uso Consciente da Água e de Preservação dos Recursos Hídricos". A programação começa com um abraço simbólico e plantio de árvores no entorno da Lagoa de Imboassica, das 9 às 13 horas.
Na mesma data, e até o próximo dia 29, acontece uma Ação Educacional no Shopping Plaza Macaé. Entre as atividades estão apresentações teatrais e musicais e iniciativas que permitirão a interação do público com a paisagem. O slogan da campanha é "Use bem para ninguém ficar sem".
Haverá também um concurso, que vai premiar com um tablet o autor do melhor vídeo de 15 segundos dizendo o que faz para economizar água em casa. A participação é aberta. O vídeo deve ser postado no instagram @macaepelasaguas e compartilhado (#macaepelasaguas) de 22 de março a 21 de maio.
Já no dia 30 de abril acontece o Congresso Municipal de Macaé sobre a Gestão da Água. A campanha tem apoio da Agenda 21 e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads). "O objetivo é alertar sobre o uso consciente da água", disse o secretário de Ambiente, Gerson Martins.
Dicas para uso consciente da água
A campanha também dá dicas de como a água pode ser usada de forma consciente. Uma delas é que o banho seja rápido, com o chuveiro desligado ao se ensaboar. Outra informação considerada importante: fechar a torneira durante escovação dos dentes ou corte da barba.
Evitar deixar torneiras gotejando é mais uma orientação de economia, assim como fechá-las durante a limpeza da louça. Ao lavar o carro, também se deve dar preferência a um balde e evitar a utilização de mangueiras e vassouras. O mesmo vale para limpar calçadas e varandas.
Município rico em recursos hídricos
O Rio Macaé é o principal do município, com 136 quilômetros de extensão - nasce na localidade de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, e deságua no Oceano Atlântico no Pontal, no Centro. Cortado pelos rios Sana, Ouriço, Dantas e São Pedro, abastece Macaé e parte de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.
Outra fonte de recursos é a Lagoa de Imboassica, com 326 hectares (ou 3,26 quilômetros quadrados) de área. Utilizada para a pesca e práticas esportivas diversas, pode variar a água de salgada para doce dependendo do período do ano e de fatores ambientais como as chuvas.