Foto: Flávio Sardou
A campanha teve por objetivo passar aos foliões e condutores em geral conceitos para a direção responsável nas estradas
A campanha “Planejar é Proteger”, desenvolvida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, atingiu números expressivos durante o período de Carnaval. A ação incluiu uma programação com campanhas de prevenção, que incluíram blitzen educativas e distribuição de panfletos durante os festejos das duas últimas semanas. As atividades foram iniciadas na terça-feira (25), seguindo durante todo o Carnaval.
Com iniciativa da Subsecretaria de Educação no Trânsito, a campanha “Planejar é Proteger” teve por objetivo passar aos foliões e condutores em geral conceitos para a direção responsável nas estradas. Isso inclui dicas de planejamento para o antes, durante e a volta da viagem, tais como: revisão preventiva, documentação obrigatória, necessidade de conhecer o destino escolhido, cuidados com suprimento e bagagem, uso do cinto de segurança, proibição do uso de álcool, respeito aos limites de velocidade e ultrapassagem, cuidados com as crianças, necessidade de paradas, dicas sobre o não exagero, a necessidade de descanso e os melhores horários para viajar.
- A campanha visou a diminuição dos índices com relação ao número de acidentes, em especial, no período do Carnaval. No entanto, trata-se de mais uma ação para prevenir acidentes de trânsito, visando uma mudança de atitude por parte dos condutores todas as vezes em que precisar viajar – disse o subsecretário de Educação no trânsito, Paulo César Pereira.
No total, mais de 30 mil panfletos da campanha “Planejar é Proteger” foram distribuídos no município. Deste material, dois mil informativos foram distribuídos nas blitzen educativas realizadas nos bairros Aeroporto e Lagomar, cinco mil na Praça Veríssimo de Melo e nas ruas do seu entorno, seis mil na orla da praia dos Cavaleiros e mais oito mil nos pontos em que houve programação de Carnaval. Além destes locais, as empresas do Polo Offshore receberam mais seis mil panfletos e o comércio do Centro da cidade mais seis mil.
- A aceitação por parte da população foi muito boa, e, o mais importante, é que se conseguimos sensibiliza-los para este tema, já estaremos salvando vidas, por meio de um trânsito mais seguro e consciente - disse a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.
A campanha “Planejar é Proteger” é mais uma das atividades com o selo "Trânsito Amigo – Eu curto", criado pela Secretaria de Mobilidade Urbana para tratar sobre diversos temas ligados à segurança viária e a gentileza no trânsito.